Informações para pacientes
Recepção de Internação
A recepção de internação é a responsável pelo acolhimento aos pacientes. Aqui também são realizadas as atividades burocráticas relativas ao internamento e alta hospitalar, tais como:
- Formalização do processo de internação nas cirurgias eletivas e solicitação de autorização aos convênios para internações de urgência;
- Informa estimativas de custos para internações particulares
- Realiza a cobrança da conta hospitalar
Identificação do paciente
No ato da internação, o paciente receberá uma pulseira de identificação branca com seu nome, número de registro hospitalar e data de nascimento. Esta pulseira deverá acompanhar o paciente em todo o tempo em que permanecer internado no hospital e seus dados serão checados pela equipe assistencial cada vez que for executado qualquer procedimento.
Pré-requisitos para internação
- A internação só poderá ser efetuada sob a responsabilidade de um médico cadastrado no Hospital Cárdio Pulmonar.
- O paciente ou seu responsável legal deverá fornecer todos os dados de identificação solicitados e exibir o documento de identidade e o CPF.
- Todo o paciente deverá ter, no ato da internação, um responsável para assinar o termo de responsabilidade.
- Em caso de internação particular, o paciente ou seu responsável deverá, no ato da internação, fazer um depósito em dinheiro do valor estimado.
- Em caso de procedimentos, exames, próteses e itens não cobertos pelo convênio, o paciente ou seu responsável deverá assinar um Termo de Responsabilidade no ato da internação que refere-se a um termo de assunção de dívida.
- Todo paciente deverá ser informado sobre seus direitos e deveres através da Cartilha de Cuidado Centrado no Paciente.
Alta Hospitalar
Após assinatura da alta pelo médico, o paciente ou seu responsável deverá aguardar, no apartamento, o contato da equipe de enfermagem, que efetuará as orientações necessárias sobre a continuidade dos cuidados em sua residência e sobre o processo de alta hospitalar. Após a alta, o quarto devera ser liberado em até 02 horas.
As diárias vencem às 10h e após este horário será cobrada uma nova diária.
Ao receber a alta o responsável legal deverá dirigir-se ao setor de internamento para o fechamento da conta hospitalar, será entregue a liberação de alta, que deve ser apresentada à enfermeira do andar.
Conta Hospitalar
Paciente Particular: Qualquer informação sobre a posição da conta hospitalar deve ser solicitada ao setor de internamento. A conta será fechada a cada 05 dias e será necessário depósito para cobertura das despesas já efetuadas.
A conta hospitalar deverá ser totalmente paga no momento da alta.
Os honorários médicos não cobertos são cobrados pelos próprios profissionais e seus auxiliares, sem interferência do Hospital Cárdio Pulmonar.
Paciente Convênio: Valores referentes às próteses, exames, procedimentos e ou outros itens não cobertos pelos convênios deverão ser pagos no momento da alta.
Transferência Externa: A transferência para outro hospital, por solicitação do próprio paciente ou de seus familiares, será realizada mediante liberação médica e contato com o hospital destino, desde que não haja risco para o paciente.
Emergência
A emergência do Hospital Cárdio Pulmonar é equipada com uma infraestrutura ampla e moderna, com tecnologia de última geração e capacidade para atender casos de alta complexidade. Adotamos o modelo Smart Track, desenvolvido pela Rede D’Or, que garante que o paciente seja rapidamente encaminhado para a área assistencial, onde será avaliado pelas equipes médica e de enfermagem para definição da conduta de investigação e tratamento.
Atendimentos Disponíveis:
- Clínico
- Cirúrgico
- Ortopedia
Acomodações
Acomodações: Nossos apartamentos oferecem um ambiente confortável e moderno, equipado com TV a cabo, telefone, ar-condicionado. Para sua conveniência, o sistema de chamada da equipe de enfermagem está disponível tanto no quarto quanto no banheiro.
Cafeteria Seven Wonder: Localizada no 8º andar, nossa cafeteria oferece um cardápio variado, incluindo serviço à la carte, café da manhã, lanches, sucos e cafés. Está aberta de segunda a sexta, das 07h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 07h às 19h.
Heliponto: Disponível para facilitar a chegada e partida de pacientes em situações de emergência.
Wi-Fi: Acesso gratuito à internet sem fio em todas as áreas do hospital.
Governança: O serviço de higienização dos apartamentos ocorre diariamente entre 08h e 12h e a revisão é realizada no período vespertino, a partir das 16h.
Dispomos de serviço de camareira para melhor atender as necessidades de nossos pacientes e acompanhantes. Toda e qualquer solicitação deve ser realizada a esta equipe através do ramal 2236 das 07h às 20h.
Serviço de Nutrição e Dietética: O plano alimentar dos pacientes internados constitui-se de seis refeições diárias que são servidas no apartamento nos intervalos de horário:
- Desjejum (7h às 8h), Colação (10h às 10:30h), Almoço (12h às 13h), Lanche (15h às 15:30h), Jantar (18h às 19h) e Ceia (21h às 21:30)
Para todos os acompanhantes é servido o desjejum como cortesia do Cárdio Pulmonar. O almoço e Jantar são autorizados de acordo com as especificações de cada convênio (como idade do paciente e unidade de internação). O setor de Internamento é responsável por verificar junto ao Convênio essa autorização de refeição e entregar o Cartão de Acompanhante que deve ficar em posse do indivíduo que estiver acompanhando o paciente no momento. As refeições só serão servidas mediante apresentação deste Cartão. Em caso de perda é preciso dirigir-se ao setor de internamento para solicitar 2ª via. Caso o paciente seja transferido para unidades fechadas (UTI) como o acompanhante não permanece na instituição por tempo integral, o Cartão de Acompanhante perde a validade durante este período.
Serviço de Conveniência e Facilidades: Com o objetivo de oferecer mais comodidade e facilitar a permanência do paciente e seu acompanhante, o Hospital Cárdio pulmonar conta com alguns serviços de conveniência.
Achados e perdidos: pertences de pacientes serão mantidos no hospital por um prazo de 30 dias, sob responsabilidade do SAC. Vale lembrar que não nos responsabilizamos por objetos e valores esquecidos.