Para proteger sua família, você conta com a Clinivac. A clínica de vacinação da Rede D’Or é referência em imunização em todas as fases da vida, desde o nascimento até a terceira idade.
Fundada em 1979, a Clinivac preserva sua missão de proteger e promover a saúde da comunidade, com oferta de vacinas de última geração.
É um anticorpo pronto usado para a prevenção da eritroblastose fetal (ou doença hemolítica do recém-nascido) em gestantes do grupo sanguíneo Rh-negativo cujos fetos são Rh-positivos e em caso de transfusão sanguínea com sangue incompatível em pessoas do grupo sanguíneo Rh-negativo.
É composta pelo bacilo de Calmette-Guérin – origem do nome BCG – obtido pela atenuação (enfraquecimento) de uma das bactérias que causam a tuberculose. BCG é a vacina que protege contra tuberculose, principalmente suas formas mais graves, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).
Ela é indicada a partir do nascimento, em bebês com peso ≥ 2kg. Recomendada dose única, por via intradérmica, preferencialmente no braço direito.
A vacina contra DENGUE previne a infecção causada pelos quatro sorotipos de dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. A eficácia na prevenção da doença é de 65,5%; na prevenção de dengue grave e hemorrágica é de 93% e de internação é de mais de 80%.
A vacina está licenciada para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos e é recomendada para indivíduos previamente infectados por um dos vírus da dengue (soropositivos com ou sem história da doença).
A vacina da FEBRE AMARELA é um imunizante atenuado que protege contra a Febre Amarela, doença hemorrágica viral aguda, transmitida por mosquitos vetores em locais rurais e urbanos, que é muito comum nas regiões tropicais da América do Sul e África. Por esta razão, também é uma vacina obrigatória para quem pretende viajar para estas localidades. Indicada para todos os indivíduos a partir de 9 meses de idade com esquema vacinal com uma dose mais um reforço até os 4 anos e em dose única para adultos (recomendada com cautela para indivíduos com mais de 60 anos). Sua administração é por via subcutânea. Possui algumas contraindicações específicas, mais detalhes podem ser encontrados nos sites do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/f/febre-amarela ou no da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM): https://familia.sbim.org.br/vacinas.
A vacina da FEBRE TIFOIDE é um imunizante inativado composto de polissacarídeos da cápsula da bactéria Salmonella typhi, causadora da Febre Tifoide. É uma doença transmitida por água e alimentos contaminados pela bactéria, sendo mais frequente em países do sudeste asiático e na África. Por esta razão, é uma vacina indicada para viajantes a áreas de risco e para alguns profissionais de áreas específicas. Pode ser administrada em crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos. Sua administração é por via subcutânea ou intramuscular.
A vacina da GRIPE é um imunizante inativado que protege contra as variantes do vírus da INFLUENZA-A (incluindo H1N1 e H3N2) e INFLUENZA-B. Possui um esquema vacinal anual podendo ser administrada em crianças a partir dos 6 meses de idade em duas doses, e dos 9 anos em diante em dose única. É uma vacina bastante recomendada na proteção de grávidas, idosos, pacientes especiais (oncológicos/hepatopatas/cardiopatas etc.), pacientes na fase de pré-transplante, seus doadores e acompanhantes a critério médico. Sua administração é por via intramuscular.
Pode ser encontrada para todas as idades a GRIPE QUADRIVALENTE, que protege contra INFLUENZA-A/H1N1 + INFLUENZA-A/H3N2 + 2 tipos de INFLUENZA-B. Disponibilizada no SUS a GRIPE TRIVALENTE que protege contra INFLUENZA-A/H1N1 + INFLUENZA-A/H3N2 + 1 tipo de INFLUENZA-B, apenas para grupos e idades específicos.
A vacina HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B (HIB) é um imunizante inativado que atua na prevenção de infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, que pode desencadear meningites, septicemia, celulite, artrite, epiglotite, pneumonia etc. Pode ser encontrada isolada ou combinada com outras vacinas como a Pentavalente acelular ou a Hexavalente acelular nas clínicas privadas. Possui esquema vacinal de 3 a 4 doses em
crianças a partir de 2 meses. A partir dos 5 anos, adolescentes e adultos não vacinados esquema de 2 doses. Sua administração pode ser por via subcutânea ou intramuscular.
A vacina HEPATITE A é uma vacina inativada composta pelo antígeno do vírus da hepatite A, que protege contra a doença transmitida por água e alimentos contaminados pelo vírus. Todas as pessoas a partir de 12 meses de vida podem se vacinar com um esquema de duas doses com intervalo de seis meses. É uma vacina extremamente importante também para pacientes hepatopatas, oncológicos e para indivíduos no pré-transplante. É administrada por via intramuscular.
A vacina HEPATITE A + B é uma vacina composta pelo vírus inativado da hepatite A e pela proteína de superfície do vírus da hepatite B. Protege contra as hepatites A (HAV) e hepatite B (HBV). É uma boa opção de imunização para pessoas que não foram vacinadas contra as duas hepatites. Possui esquema vacinal para crianças a partir de 1 ano, também pode ser administrada em adolescentes, adultos e idosos e sua aplicação é por via intramuscular.
A vacina HEPATITE B é uma vacina inativada composta por uma proteína de superfície do vírus da hepatite B (HBV) purificado que protege contra a infecção do fígado causada pelo vírus. O HBV é transmitido através do contato com sangue, sêmen, secreções vaginais ou outros fluidos corporais de pessoas contaminadas. É indicada para todas as idades, possuindo esquema vacinal que pode ser de 2 a 4 doses dependendo da idade. É uma vacina importante também para gestantes, pacientes hepatopatas, oncológicos e para indivíduos no pré-transplante. É administrada por via intramuscular.
A nova vacina contra HERPES ZOSTER (Shingrix) é um imunizante inativado recombinante que protege contra o vírus da varicela-zoster (VZV), mesmo vírus causador da catapora, infecção primária que ocorre com mais frequência na infância. Porém, na fase adulta a infecção pode ressurgir na forma de HERPES ZOSTER (popularmente conhecido como COBREIRO), principalmente em idosos ou pacientes com baixa imunidade, e em alguns casos em mais de um episódio na vida.
É indicada para indivíduos de 50 anos ou mais com esquema vacinal de 2 doses com intervalo de 2 a 6 meses. Pode ser administrada em adultos a partir dos 18 anos que apresentem risco aumentado para a doença, como os imunocomprometidos. Pode ser administrada em pacientes que já tiveram Herpes Zoster após 6 meses da manifestação da doença.
Indivíduos já vacinados com a vacina atenuada também podem se imunizar passados 2 meses da administração. Não é recomendada para gestantes. Sua administração é por via intramuscular.
A vacina HEXAVALENTE acelular (ou DTPa + VIP + Hib + Hep B) é uma vacina que protege contra 6 tipos diferentes de bactérias, Difteria, Tétano, Coqueluche (DTPa), Poliomielite (VIP), Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e Hepatite B (Hep B), todas administradas juntas com segurança em uma mesma aplicação intramuscular. É indicada para o esquema vacinal primário de crianças no primeiro ano de vida e para o reforço no segundo ano.
A vacina de HPV (Human Papiloma Virus) é uma vacina quadrivalente que protege contra os quatro tipos de vírus HPV do sorogrupo 6, 11, 16 e 18, principais responsáveis por infecções
persistentes e lesões pré-cancerosas. Além da prevenção de Condilomas (verrugas genitais), a vacina de HPV tem significativa importância na prevenção de alguns tipos de Cânceres, como, colo do útero, vulva, vagina, ânus e até Câncer de cabeça e pescoço. Possui esquema vacinal de 2 ou 3 doses dependendo da idade de início da vacinação e sua administração é intramuscular. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a vacinação para crianças somente a partir dos 9 anos de idade (para meninos e meninas). Já na fase adulta a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda a vacinação até os 45 anos para mulheres e 26 anos para homens. É uma vacina importante para mulheres que pensam em engravidar, no entanto, é contraindicada para gestantes.
A vacina MENINGOCÓCICA ACWY é uma vacina inativada que protege contra 4 tipos diferentes da bactéria meningococo: A, C, W-135 e Y, causadores de meningites e infecções generalizada graves. Tanto as Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) como a de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças a partir dos 3 meses e adolescentes com esquema vacinal dependendo da idade. Recomenda-se a aplicação de Meningite B no mesmo momento. É administrada por via intramuscular.
A vacina MENINGOCÓCICA B é uma vacina inativada que protege contra a doença meningocócica invasiva causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B. A meningite é uma grave inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode acometer seriamente todas as faixas etárias, porém, o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 anos. Os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em situações de surtos. A vacina da Meningite B pode ser administrada no mesmo dia da vacinação contra a Meningite ACWY segundo recomendação médica. Possui esquema vacinal de acordo com faixa etária, podendo ser aplicada em crianças a partir de 2 meses e adultos até 50 anos. É também uma vacina importante para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença. É administrada por via intramuscular.
A vacina PENTAVALENTE acelular, também conhecida como DTPa + VIP + Hib, é uma vacina inativada que protege contra 5 tipos diferentes de bactérias, Difteria, Tétano, Coqueluche (DTPa), Poliomielite (VIP) e Haemophilus influenzae tipo b (ou Hib, uma das causadoras de meningite). São administradas juntas com segurança em uma mesma aplicação por via intramuscular. É indicada para o esquema vacinal primário de crianças no primeiro ano de vida e para o reforço no segundo ano de vida.
A vacina PNEUMOCÓCICA 13V (VPC13) é uma vacina inativada que protege contra 13 tipos diferentes de Streptococcus pneumoniae (pneumococo), combate doenças graves como pneumonia, meningite e otite em crianças. Também recomendada para adolescentes, adultos e idosos. Possui esquema vacinal de acordo com faixa etária. Para maiores de 60 anos recomenda-se esquema com a vacina Pneumocócica 23V (VPP23), após intervalo de 6 a 12 meses com a VPC13. Sua administração é por via intramuscular.
A vacina PNEUMOCÓCICA 23 V (VPP23) é uma vacina inativada administrada por via intramuscular que protege contra 23 tipos diferentes de Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Recomendada, a critério médico, para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumente o risco para doença pneumocócica. Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis. Para pessoas a partir dos 60 anos se recomenda esquema vacinal de VPP23 de 6 a 12 meses após a vacinação com Pneumocócica 13 (VPC13). Na maioria das vezes não se recomenda aplicar mais de duas doses de VPP23.
A vacina ROTAVÍRUS é uma vacina atenuada, ou seja, contém o vírus vivo, mas extremamente enfraquecido. A vacina protege contra 5 tipos diferentes do ROTAVÍRUS (VRH5) e combate infecções gastrointestinais causadoras de vômitos e diarreias graves em crianças. Possui esquema vacinal de três doses com idade máxima para início aos 3 meses e 15 dias e final aos 7 meses e 29 dias, não recomendada para crianças acima desta idade. Sua administração é por via oral (gotinhas) e pode ser administrada no mesmo dia com outras vacinas importantes para o bebê. É contraindicada para crianças com imunodeficiência
A vacina TETRA BACTERIANA, também conhecida como DTPa + VIP (protege contra Difteria, Tétano, Coqueluche (Bordetella pertussis) + Poliomielite), é uma vacina inativada e combinada com os 4 imunizantes em concentrações precisas que podem ser administradas juntas com segurança em uma mesma aplicação por via intramuscular. Possui esquema vacinal na primeira infância e dose de reforço para pré-adolescentes.
A vacina TETRA VIRAL é uma vacina atenuada e combinada com os 4 imunizantes que protegem contra SARAMPO, CAXUMBA, RUBÉOLA e VARICELA que são administradas juntas em uma mesma aplicação por via subcutânea. É recomendada para crianças até os 12 anos. Não é recomendada para gestantes e imunodeprimidos.
A vacina TRÍPLICE BACTERIANA acelular ou dTpa é uma vacina inativada e combinada que protege contra 3 patógenos diferentes, Difteria, Tétano e Coqueluche (Bordetella pertussis). Possui esquema vacinal e dose de reforço na infância. Adultos e idosos devem receber um reforço a cada dez anos, e é também uma vacina muito importante para grávidas, que devem receber uma dose a cada gestação. Sua aplicação é por via intramuscular.
A vacina TRIPLICE VIRAL, também conhecida como MMR, é uma vacina atenuada que combinada 3 imunizantes distintos que protegem contra SARAMPO, CAXUMBA e RUBÉOLA, são administradas juntas em uma mesma aplicação por via subcutânea. É indicada para crianças, adolescentes e adultos. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). considera protegido todo indivíduo que tomou duas doses na vida, com intervalo mínimo de 1 mês, aplicadas a partir dos 12 meses de idade. É uma vacina contraindicada para gestantes e imunodeprimidos.
A vacina de VARICELA é um imunizante atenuado que protege contra a CATAPORA, uma doença de elevada taxa de contágio causada pela infecção do vírus da varicela-zoster (vale lembrar que esta vacina não é indicada como prevenção contra Herpes Zoster, que possui vacina apropriada). A vacina contra VARICELA é indicada para crianças a partir de 12 meses de idade, adolescentes e adultos. Sua administração é por via subcutânea. Não é recomendada para gestantes e para casos de pacientes imunodeprimidos deve-se obedecer às recomendações médicas
Referências: