As Unidades de Tratamento Intensivo do Hospital Brasil tem como valor fundamental a humanização do atendimento de pacientes e familiares, percebida por meio de cuidados médicos de alta complexidade e da competência dos profissionais envolvidos.
As unidades possuem toda tecnologia necessária, como colchões pneumáticos para a prevenção de úlceras de pele; ventiladores mecânicos; monitorização neurológica; hemodinâmica complexa e assistência cardíaca temporária por meio de bomba de contrapulsação.
A equipe interdisciplinar conta com médicos de alto nível, enfermeiros e fisioterapeutas especialistas em terapia intensiva. Os serviços de Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fonoaudiologia e equipe de técnicos de Enfermagem são capacitados no cuidado ao paciente crítico, além do Serviço de Controle Infecção Hospitalar, Nutrologia Médica, Nefrologia, além das diversas especialidades médicas à disposição do paciente.
Os 70 leitos de UTI Geral dispõem de equipamentos de última geração e têm o suporte de médicos específicos para cada faixa etária, permitindo melhor controle da evolução dos pacientes. Os leitos são individualizados, com banheiro privativo e a estrutura possibilita acompanhante durante 24 horas ininterruptas.
Horários de visitas:
São 10 leitos dedicados à saúde do coração, com equipe de cardiologistas renomados e todo o apoio de intensivistas e equipe assistencial especialmente treinada.
Horários de visita: das 11h30 às 12h30, das 15h às 16h e das 20h30 às 21h30
São 10 leitos de tratamento intensivo o tempo todo atentos às crianças, com mais de 28 dias a 12 anos. A fim de manter um vínculo de confiança, auxiliares de enfermagem ficam responsáveis pelos cuidados gerais das mesmas crianças, desde o momento da internação até a alta. Os leitos tem acomodação para os pais, que podem acompanhar o filho durante 24 horas. Dependendo da situação clínica dos pacientes, o ambiente propicia entretenimento aos pequenos e as crianças cantam, desenham, brincam.
Horário de visita: das 14h30 às 15h
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal tem 18 leitos e foi uma das primeiras a ser implantada no Grande ABC, em 1992. Veio atender à necessidade de oferecer condições ideais para o tratamento dos recém-nascidos doentes ou de abaixo do peso. Conta com equipe multidisciplinar altamente profissional e integrada, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que dispõem de aparelhos de última geração. É um grupo dedicado, que valoriza a qualidade e a humanização no atendimento.
Durante o momento de visita, algumas regras são essenciais, tanto para contribuir com a melhora clínica do paciente quanto na organização do ambiente em que seu familiar ou amigo se encontra:
É necessária a presença de um familiar/responsável maior de 18 anos para acompanhar a transferência de UTI para Apartamento.