Cloro Urina, 24 horas
Com a análise da presença do cloro na urina do paciente, é possível determinar se o paciente possui condições como a hipercloremia ou mesmo a hipocloremia, que causam diferentes efeitos no corpo do paciente.
O que é Cloro Urina, 24 horas?
O cloro é um eletrólito que possui diferentes funções no organismo das pessoas. Ele ajuda, por exemplo, na manutenção do equilíbrio ácido-base no sangue e também no transporte de gás carbônico, que é realizado por algumas das células sanguíneas.
Na chamada análise clínica do cloro na urina 24 horas, o paciente realiza um exame médico que busca estudar os níveis de cloro presentes em sua urina, durante um período de 24 horas.
Para que serve a análise de Cloro Urina, 24 horas?
Com a análise da presença do cloro na urina, é possível determinar se o paciente possui condições como a hipercloremia ou mesmo a hipocloremia, que causam diferentes efeitos no corpo dessa pessoa.
A alcalose metabólica e a hiponatremia também podem ser determinadas por meio desse exame, permitindo que o médico ofereça um diagnóstico para o paciente e o encaminhe para um tratamento adequado.
Além disso, servem para analisar possíveis alterações renais por meio da determinação da quantidade de algumas substâncias na urina como:
- Clearance de creatinina – que avalia a taxa de filtração dos rins.
- Proteínas, incluindo a albumina.
- Sódio.
- Cálcio.
- Ácido úrico.
- Citrato.
- Oxalato.
- Potássio.
- Amônia.
- Ureia.
- Magnésio
- Fosfato.
Como é feito o exame de Cloro urina, 24 horas?
Para a análise clínica do cloro na urina, o paciente vai coletar a sua urina durante um período de 24 horas, em um frasco que será fornecido pelo laboratório.
Ele deverá descartar a primeira urina do primeiro dia (aquela que é feita logo após acordar) e, em seguida, coletar toda a urina que fizer durante todo o dia e o dia seguinte, até completar 24 horas de coletas, para fazer a análise. Ele também deverá anotar todos os horários em que urinar. É importante não perder nenhuma micção, já que isso acarreta erros no resultado das dosagens, bem como evitar excessos na ingestão de líquidos no dia da coleta.
Toda a urina pode ser colhida em um mesmo pote, sem a necessidade de separá-la em recipientes. Esse material deverá ser mantido refrigerado, na geladeira, enquanto se coletam as amostras.
Antes de urinar, o paciente deverá limpar sua área genital e anal para evitar contaminação.
Preparação para o exame de cloro urina, 24 horas
Retirar frasco apropriado no laboratório. Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima micção deve-se armazenar a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta.
Diante de frascos de urina 24h com conservante, realizar a coleta em frasco intermediário e posteriormente realizar a transferência para o frasco que deverá ser armazenado.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Preparativos para o exame
- Pela manhã, esvaziar completamente a bexiga e desprezar esta urina.
- Anotar o horário como INÍCIO DO PERÍODO DE COLETA.
- A partir de então colher toda a urina no frasco adequado, sem conservantes, por um período de 24 horas mantendo-a refrigerada (geladeira).
- Anotar o horário como FINAL DA COLETA.
- Recomenda-se a realização de assepsia antes de colher-se a amostra.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2430-3600 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2430-3600.
Horários e locais
Hospital Barra D’or
Segunda a sexta, 07:00 às 15:00. Sábado 07:00 às 11:00. Domingos e feriados sem funcionamento.
Av Ayrton Senna, 3079, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. Cep 227725-002