Ortopedia de Ombro
Os especialistas em ortopedia de ombro tratam de condições diversas que podem incluir a tendinite, a bursite, a capsulite adesiva, a osteoartrite e os desgastes nos ossos que compõem a articulação.
O que é ortopedia de ombro?
Uma das articulações mais complexas do corpo humano, o ombro é uma estrutura tão delicada que foi criada uma subespecialização da Ortopedia dedicada especialmente aos profissionais que estudaram e se aprofundaram na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças e condições que podem afetar essa região: a ortopedia de ombro.
Os ombros possuem uma articulação formada por três ossos diferentes: a escápula, a clavícula e o úmero. Para compô-lo por completo, entram em cena tendões, músculos, ligamentos, tecido, cartilagem, bursa e cápsula articular, que fazem parte do manguito rotador, principal responsável por permitir que os braços sejam levantados e abaixados para a realização de movimentos diversos que permitem que o corpo humano realize exercícios físicos e inúmeras atividades.
Qual é a formação do ortopedista de ombro?
O profissional dessa área precisa ser formado em medicina e precisa fazer residência médica em ortopedia e traumatologia em alguma instituição credenciada pelo MEC e/ou pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), seguido de especialização em cirurgia do ombro e cotovelo.
Quais problemas o ortopedista de ombro pode tratar?
Os especialistas em ortopedia de ombro tratam de condições diversas que podem incluir a tendinite, a bursite, a capsulite adesiva, a osteoartrite e os desgastes nos ossos que compõem a articulação.
Por ser uma região muito utilizada por quem pratica esportes e atividades físicas, o ombro pode sofrer de problemas como deslocamentos e fraturas, que precisam ser colocados no lugar pelo especialista em ortopedia de ombro.
Outras lesões podem ser tratadas pelo ortopedista de ombro, como:
luxações, traumas ou fraturas;
dificuldade ou fraqueza ao levantar o braço;
inchaço;
rigidez articular;
dores e febre;
dor na região mesmo em repouso;
dificuldade e3m atividades cotidianas (se vestir, pentear cabelo, entre outras);
estalos em um ou ambos os ombros.
Quando procurar o ortopedista de ombro?
O ortopedista de ombro pode ser procurado quando há alguma lesão nos ombros por movimentos repetitivos no caso de quem pratica atividades físicas e esportes, bem como por conta de traumas, fraturas ou luxações em decorrência de acidentes, quedas ou outro fator externo, e até mesmo por bursite, tendinite, artrose, artropatia, capsulite etc.
Quais exames o ortopedista de ombro pode solicitar?
Nesse ramo é muito comum a realização de testes de ombro, que incluem alongamentos e testes de força, além de exames de imagem diversos, como tomografia computadorizada, raios X, ultrassonografia e ressonância magnética, com o objetivo de fechar um diagnóstico mais completo para o paciente.
Quais tratamentos o ortopedista de ombro pode recomendar?
Por vezes, os pacientes com problemas no ombro requerem a realização de cirurgias para a colocação de próteses, visando sua recuperação completa. Eles também podem necessitar de procedimentos cirúrgicos que envolvem a raspagem de parte do osso, entre outros.
Os especialistas em cirurgia de ombro podem realizar esses procedimentos por meio do artroscópio, um instrumento que possui uma câmera acoplada na ponta de equipamentos médicos diversos, que é inserido em pequenas intervenções sem a necessidade de grandes incisões. Com isso, o tempo de recuperação do paciente diminui consideravelmente.
Entretanto, o tratamento conservador também pode ser recomendado, dependendo da gravidade da lesão, consistindo em diminuir a dor ou inflamação, através da imobilização, com a indicação de medicamentos, fisioterapia, repouso e infiltração (injeção de anestésicos, corticosteroides ou ácido hialurônico).
Onde encontrar o ortopedista de ombro?
Na Rede D’Or você pode contar com o ortopedista de ombro em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!