Cirurgia de Mão
Com 27 ossos, além de tendões e cartilagens, a mão é uma das regiões mais delicadas do corpo humano. Por isso, muitas vezes, pode ser necessário realizar diferentes procedimentos para corrigir problemas que podem acometer essa área. Um desses tratamentos médicos é a cirurgia na mão.
O que é cirurgia da mão?
Com 27 ossos, além de tendões e cartilagens, a mão é uma das regiões mais delicadas do corpo humano. Por isso, muitas vezes, pode ser necessário realizar diferentes procedimentos para corrigir problemas que podem acometer essa área. Um desses tratamentos médicos é a cirurgia na mão.
Para realizar o diagnóstico e aferir se há realmente a necessidade de uma cirurgia da mão, o médico pode solicitar exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética.
O papel do cirurgião de mão
O cirurgião de mão é o médico especialista capaz de realizar a reconstrução e reparação de lesões nas mãos, punhos, braços e cotovelos. Possui formação em ortopedia e traumatologia ou cirurgia plástica, além de especialização de dois anos em residência médica de Cirurgia da Mão, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).
Além das lesões traumáticas, não traumáticas e congênitas, o médico está apto para realizar reimplantes de membros, microcirurgias de nervos e cirurgias de retalhos.
Quando a cirurgia da mão é indicada?
Um procedimento como esse é indicado para tratar de fraturas da mão e do punho que podem, por exemplo, ser decorrentes de problemas como quedas, acidentes domésticos e batidas de carro. Como os ossos da mão, que incluem metatarsos e falanges, são pequenos e delicados, para colocá-los de volta no lugar e garantir uma cicatrização perfeita, que permita que o paciente movimente as mãos normalmente, é preciso realizar a cirurgia da mão. Em alguns casos mais sérios, pode ser necessária a utilização de placas e parafusos para a melhor fixação do osso.
Algumas deformidades congênitas também podem ser tratadas por meio de uma cirurgia na mão, de forma a dar ao paciente uma melhor qualidade de vida e uma maior liberdade de movimento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, os seguintes problemas podem ser tratados com intervenção cirúrgica:
Síndrome do Túnel do Carpo: essa doença causa sensações de formigamento e dormência nas mãos. O túnel de carpo é uma passagem estreita contendo nervos e tendões no pulso e mão. O nervo mediano do canal do carpo fica localizado entre a mão e o antebraço.
Síndrome do Túnel Cubital: o túnel cubital é uma região interna do cotovelo que dá o nome à doença. Esse túnel é composto por estruturas ósseas e ligamentares, como o nervo ulnar. A doença acontece quando esse nervo é comprimido dentro do túnel cubital. Alguns dos sintomas são: dor na parte interna do cotovelo que muitas vezes pode se estender para o antebraço, sensação de formigamento e redução da sensibilidade nos dedos anelar e mínimo.
Tenossinovite de Quervain: trata-se de um tipo de inflamação que causa dor em mãos, e punhos dos pacientes, porque afeta os tendões (por isso também pode acometer os pés e os tornozelos). A tenossinovite afeta a bainha tendinosa ou bainha tendínea, um tecido que cobre os tendões e que facilita o movimento e a conexão com os músculos e ossos.
Dedo em martelo ou em gatilho: essa condição é caracterizada pela deformação na ponta dos dedos do paciente – cuja forma lembra um martelo ou posição de gatilho. Algumas das causas para esse problema pode ser a ruptura (por uma lesão ou trauma) do tendão responsável por sustentar a ponta do dedo.
Entorses do polegar: as entorses são lesões que afetam ligamentos e articulações do polegar. Elas podem surgir devido a traumas ou torções, por exemplo. Além da dor e inchaço, a entorse pode gerar dificuldade para executar o movimento de pinça com o dedo polegar e indicador.
Osteoartrite da mão: de acordo com a Sociedade Americana para Cirurgia de Mão (ASSH – American Society for Surgery of the Hand), a osteoartrite é uma enfermidade degenerativa da articulação, que desgasta ou lesiona a cartilagem lisa que cobre as superfícies dos ossos nas articulações. Esse tipo de artrite pode causar rigidez, inchaço, dor e deformidade na mão.
Fraturas do escafóide: trata-se da lesão em um ou mais dos oito ossos que formam o pulso. Geralmente, essa fratura acontece quando a pessoa cai com o corpo sobre as mãos estendidas. Inchaço e dor local são alguns dos sintomas.
Dependendo do médico-cirurgião, algumas cirurgias para consertar fraturas no cotovelo entram também no guarda-chuva da cirurgia da mão.
Cuidados pós-cirúrgicos
O tempo de recuperação da cirurgia na mão varia de paciente a paciente. As recomendações também são específicas para cada caso e podem envolver:
- imobilização do local com o uso de gesso e talas;
- realização de exercícios em casa ou, ainda, sessões de fisioterapia;
- ingestão dos medicamentos recomendados pelo médico;
- retirada dos curativos apenas na presença do médico, no retorno ambulatorial ou quando orientado pelo cirurgião no momento da alta;
- manutenção do braço em uma tipóia com a flexão do cotovelo a 90°;
- evitar permanecer com o membro operado por longos períodos para baixo, o que pode ocasionar a formação de edema (inchaço);
- dormir com o membro operado sobre o corpo ou ao lado do corpo em um travesseiro;
- não carregar peso, nem fazer esforço durante o período recomendado pelo médico.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal. Marque a sua consulta.