Este exame combina o Raio-X com a aplicação de um contraste iodado que permite observar fístulas (conexões anormais entre os órgãos) que aparecem devido a uma série de fatores, de malformações a outras patologias.
O Raio-x é o exame de imagem mais comum e estuda ossos e musculatura, permitindo observar órgãos como intestinos e pulmões.
No caso da fistulografia, o exame combina o Raio-X com a aplicação de um contraste iodado que permite observar fístulas (conexões anormais entre os órgãos) que aparecem devido a uma série de fatores, de malformações a outras patologias.
As fístulas se desenvolvem, por exemplo, entre a pele e o ânus, entre vagina e reto, etc.
Para a realização da Fistulografia, o paciente deita-se numa maca ou fica em pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico. Ele receberá uma injeção de contraste iodado no local onde está sua fístula e em seguida o Raio-X será realizado.
A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
O osso ganha determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
Com a fistulografia, estudamos a localização exata, extensão e delimitação de uma fístula para que o médico entenda seu trajeto indique o melhor tratamento.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (82) 2123-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (82) 2123-7000.