Emergência
UNIDADE ADULTO
A Emergência do Hospital Aliança conta com equipes multidisciplinares em regime de plantão 24 horas, que trabalham no atendimento inicial das situações médicas caracterizadas como emergência e urgência.
Emergência – Constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Resolução CFM N. o 1451/95
Urgência – Ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Resolução CFM N. o 1451/95
Os pacientes mais graves são priorizados para o atendimento imediato. Para isso, é realizada uma triagem inicial pela equipe de enfermagem, seguindo as necessidades do paciente e o protocolo internacional de classificação de risco.
Os pacientes com doenças agudas necessitarão ser internados ou transferidos para unidades de atendimento especializado. Os pacientes triados como verdes e azuis recebem o primeiro atendimento médico e são orientados a seguir o tratamento com um especialista de sua escolha.
Em alguns casos, o médico da emergência poderá solicitar parecer de um especialista. A escolha deste profissional será uma decisão do paciente e sua família, que poderá optar por um médico vinculado ao seu convênio de saúde ou particular. Em ambos os casos, este profissional deverá estar cadastrado previamente no Hospital Aliança.
UNIDADE INFANTIL
A Emergência Pediátrica atende pacientes de zero a 14 anos de idade em emergências e urgências. A equipe multidisciplinar tem experiência no atendimento emergencial e se mantém em permanente atualização voltada para a qualidade e segurança do paciente.
Para garantir a agilidade do atendimento médico, assim que a criança chega ao hospital, passa por um processo de triagem que determina o nível de gravidade da enfermidade.
Crianças classificadas como menos graves podem enfrentar espera variável de acordo com o volume de pacientes na emergência. A classificação de risco é calculada com base em protocolos internacionalmente reconhecidos e avaliados na triagem.