Terapia Neoadjuvante
O que é terapia neoadjuvante?
Na Oncologia, chama-se de tratamento neoadjuvante todo aquele tratamento contra o câncer que é feito antes de sua remoção efetiva do corpo do paciente.
Alguns exemplos de tratamento neoadjuvante incluem, por exemplo, o uso de medicamentos advindos da hormonioterapia no tratamento do câncer de próstata. Outro exemplo de terapia neoadjuvante é a realização de sessões e ciclos de quimioterapia antes da realização de uma cirurgia para a retirada do câncer de mama.
Como funciona a terapia neoadjuvante?
A terapia neoadjuvante pode ser administrada de diversas formas e pode consistir em quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e hormonioterapia, desde que aplicadas no corpo do paciente antes da remoção do câncer e do tumor por meio de cirurgia ou de radioterapia.
Para que serve a terapia neoadjuvante?
De modo geral, a terapia neoadjuvante serve para reduzir o tamanho do tumor e facilitar o tratamento cirúrgico do paciente. Isso pode fazer, por exemplo, com que a cirurgia seja mais simples e menos invasiva para o corpo da pessoa, facilitando o processo de cura.
A terapia neoadjuvante também pode ser considerada um tipo de contenção, que impede que esse câncer se espalhe ou se infiltre em outras partes do corpo, até o momento de sua remoção.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência e está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.