Terapia Adjuvante
O que é terapia adjuvante?
Na Oncologia, chama-se de terapia adjuvante todo aquele tratamento que é feito de maneira complementar após a realização de um procedimento principal, com o objetivo de aniquilar qualquer célula cancerígena que ainda possa estar presente no corpo do indivíduo, impedindo o retorno do câncer.
O risco de retorno do câncer é avaliado por meio do estadiamento da doença e da biópsia do tumor. Dependendo dos resultados obtidos pelo paciente, o médico indica uma trilha de tratamento adjuvante para ajudá-lo a aumentar suas chances de não ter a doença novamente.
Como funciona a terapia adjuvante?
A terapia adjuvante pode ser, por exemplo, a realização de sessões de quimioterapia e de radioterapia que são feitas após um procedimento cirúrgico que visava à remoção do tumor do paciente. Isso é feito porque nem sempre é possível garantir que todo o câncer tenha sido removido por meio da cirurgia, por exemplo.
Na aplicação da terapia adjuvante, o médico tenta garantir que qualquer célula cancerígena seja eliminada por completo do organismo do paciente, por meio de técnicas já reconhecidas pela ciência como métodos eficazes de luta contra o câncer.
Além de quimioterapia e radioterapia, outros tipos de terapia adjuvante podem ser a terapia-alvo, a imunoterapia e a hormonioterapia.
Por que a terapia adjuvante é feita?
A terapia adjuvante é feita como forma de aumentar as chances de que o câncer da pessoa não volte.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento do paciente oncológico e está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.