Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior
Com este exame, é possível estudar uma série de condições capazes de afetar a circulação sanguínea do paciente. São exemplos: malformações, oclusões (entupimentos), a qualidade das paredes das veias e também a função das válvulas presentes nas veias.
Sinônimos
- Ultrassom Venoso Membro Inferior Direito Com Doppler Colorido
- Ultra-Som Venoso Membro Inferior Direito Com Doppler Colorido
- Ultrassom Venoso Membro Inferior Esquerdo Com Doppler Colorido
- Ultra-Som Venoso Membro Inferior Esquerdo Com Doppler Colorido
- Doppler Colorido Venoso Membro Inferior Direito
- Doppler Colorido Venoso Membro Inferior Esquerdo
O que é Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior?
O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico observar o aumento ou a diminuição da vascularização, além da velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos da região examinada.
O exame é chamado de doppler colorido porque o fluxo de sangue será mostrado em tons de vermelho e de azul. No caso do doppler colorido venoso de membro inferior, o foco são as veias presentes nas pernas do paciente.
O procedimento é acessível, indolor, não invasivo e o paciente não é submetido à radiação durante sua realização.
Como é feito o Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior?
O doppler colorido venoso de membro inferior é conduzido por um aparelho de ultrassom ajustado ao “modo doppler”.
A posição do paciente durante o exame vai depender do motivo da solicitação deste. Ele pode ficar em pé ou deitado em uma maca em decúbito dorsal (de barriga para cima).
O médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor), deslizando-o por toda a perna do paciente, sobre os locais em que se encontram as veias. Para isso, é aplicado um gel na região.
As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela.
Para que serve o Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior?
Por meio deste exame, é possível estudar uma série de condições capazes de afetar a circulação sanguínea do paciente. São exemplos: malformações, oclusões (entupimentos), a qualidade das paredes das veias e também a função das válvulas presentes nas veias.
Ele pode ser realizado antes de procedimentos cirúrgicos, como a cirurgia de varizes, além de auxiliar na indicação do melhor tipo de tratamento para varizes e diagnosticar patologias importantes, como trombose venosa profunda.
Como deve ser o preparo para o Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior?
Não é preciso preparo para realizar a investigação, mas é necessário levar exames de imagem anteriores quando for realizar o novo ultrassom.
Qual especialista pode solicitar o Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior?
Este exame pode ser solicitado por diversos especialistas. Entre os principais estão o angiologista, o cirurgião vascular e o ortopedista.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive o doppler colorido venoso de membro inferior, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
- 3003-3230
- rededor.com.br
Orientações
Orientações Gerais
- Chegar 30 minutos antes do horário agendado;
- Trazer pedido médico, carteira de convênio, CPF e documento com foto;
- Trazer exames anteriores da área a ser analisada (exames cardiológicos);
- Suspender medicações apenas sob orientações médicas.
Preparativos para o exame
- CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
- DURAÇÃO: até 15 minutos por segmento.
- JEJUM: não é necessário.
- CONTRAINDICAÇÕES: não há.
- EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagens anteriores relacionados ao problema atual, leve-os.
- OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar consigo documentos essenciais, como pedido médico original assinado pelo profissional de saúde, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo do exame de Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.