O enfoque deste exame é nos órgãos e estruturas da região pélvica, como útero, ovários e bexiga urinária.
O ultrassom é um tipo de exame de imagem, não invasivo e que não produz radiação, através do qual é possível avaliar os órgãos e estruturas do corpo humano.
Ele funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas de alta frequência, que ecoam dentro do corpo da pessoa, e a resposta desse eco forma imagens em tons de cinza. As imagens são avaliadas em tempo real pelos médicos examinadores.
No caso da Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos), o enfoque é nos órgãos e estruturas da região pélvica, como útero, ovários e bexiga urinária.
Para o exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos), a paciente pode ter que seguir recomendações técnicas, como tomar água antes da realização do exame, com a finalidade de encher a bexiga e facilitar a avaliação das estruturas.
Uma vez que isso for feito, ela deita-se em uma maca, de barriga para cima. O médico examinador deverá colocar um gel no abdome inferior da paciente, para permitir o melhor deslizar do equipamento de ultrassom.
Caso ele encontre algum ponto de interesse, pode dedicar mais tempo a esse local ou mesmo realizar uma maior captura de exames, para posterior análise do médico.
O exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos) pode ser indicado tanto para crianças quanto para adultos.
Este exame pode ser solicitado para pacientes com queixa de dor abdominal e pélvica, menstruação anormal, sangramentos fora do período da menstruação, dentre outros.
Com o exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos) é possível diagnosticar alterações no endométrio, miomas, avaliar a cavidade uterina (ex: presença de septos uterinos), massas e cistos ovarianos, além de abscessos próximos aos ovários e diagnóstico de gravidez ectópica.
O exame é indolor. Pode ser feito ambulatorialmente ou em caráter de urgência no pronto-socorro, a depender dos sintomas e da avaliação clínica do médico assistente.
É importante levar exames anteriores de ultrassom de abdômen inferior quando for realizar o novo exame.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Como é o preparo para o exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos)?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: até 15 minutos.
JEJUM: de até 6 horas, a depender da idade do paciente.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os para comparação.
CONTRAINDICAÇÕES: não há.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar documentos essenciais, como pedido médico original e assinado pelo profissional de saúde, carteira do convênio, CPF e documento com foto. A não realização do preparo solicitado pode comprometer as imagens ou até mesmo gerar o cancelamento do exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo do exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.