Tomomielografia Computadorizada
Este exame é solicitado para identificar o comprometimento de nervos responsáveis pela sensibilidade e movimentos de membros superiores.
Sinônimos
- Mielotomografia
- Tc Mielografia
- Mielotc
- Tomomielografia
O que é Tomomielografia Computadorizada?
Tomomielografia Computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem da região da coluna vertebral, cabeça e pescoço.
Para a obtenção das imagens, usa-se radiação ionizantes, a mesma do raio-X, com uma riqueza maior de detalhes. Por esse motivo, o exame é contraindicado para gestantes.
Como é feito o exame Tomomielografia Computadorizada?
O preparo para a Tomomielografia Computadorizada geralmente é combinado com o médico solicitante. e o local onde será realizado o procedimento confirma as informações.
No dia do exame, o paciente é direcionado para a sala do tomógrafo. Lá, o radiologista conversa sobre todos os passos e explica possíveis efeitos colaterais do contraste. Neste caso, o contraste é injetado na coluna vertebral e permite melhor análise.
Em seguida, o paciente senta-se em uma das extremidades da mesa e fica com a cabeça baixa, não devendo erguer a cabeça durante o exame. É preciso cautela nos movimentos.
Inicia-se, então, o exame, com a maca deslizando até a melhor posição para obtenção das imagens.
Para que serve o Exame Tomomielografia Computadorizada?
O exame tomomielografia computadorizada geralmente é solicitado para identificar o comprometimento de nervos responsáveis pela sensibilidade e movimentos de membros superiores. Também é possível analisar o plexo braquial.
Com este procedimento, pode-se avaliar a extensão, tamanho e nível de uma lesão nesta região.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Preparativos para o exame
Como é o preparo para o exame de Tomomielografia Computadorizada?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado;
DURAÇÃO: cerca de 20 minutos.
JEJUM: somente em casos que exigem anestesia.
CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez. Pacientes com alergia ao contraste iodado devem discutir opções com o médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: Leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Tomomielografia Computadorizada.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.