Tomografia Computadorizada de Mandíbula
Este exame permite identificar e analisar patologias na região da mandíbula.
Sinônimos
- Ct Mandibula
- Tomografia Computadorizada Mandibula
- Tomografia Mandibula
- Tc Mandibula
O que é Tomografia Computadorizada de Mandíbula?
A Tomografia Computadorizada de Mandíbula é um exame de diagnóstico por imagem da mandíbula, que é formada por cinco partes e responsável pelo movimento de mastigação.
O exame é rápido e indolor, com imagens obtidas a partir de radiação ionizante, a mesma do raio-X. O exame permite a visualização de imagens com grande riqueza de detalhes, mas, devido à radiação, não é recomendado para gestantes.
Alguns casos requerem contraste endovenoso, que distingue melhor as alterações em determinadas regiões.
Também conhecido por: TC mandíbula, Tomografia de mandíbula arco total.
Como é feito o exame Tomografia Computadorizada de Mandíbula?
O preparo para o exame de Tomografia Computadorizada de Mandíbula é combinado com o médico solicitante ou com o local onde será realizado o procedimento. Geralmente inclui jejum e chegar ao local com antecedência.
No dia do exame, o paciente será direcionado à sala de exame.Todas as etapas são revisadas, inclusive possíveis efeitos colaterais do contraste (se houver indicação de uso).
Em seguida, o paciente deita-se na maca do aparelho, e o radiologista vai para a central onde se encontram os computadores. A maca desliza até a melhor posição. É preciso ficar imóvel por alguns instantes para captura de boas imagens.
Se o radiologista estiver satisfeito com as imagens obtidas, o paciente pode ser liberado.
Para que serve o Exame Tomografia Computadorizada de Mandíbula?
O Exame Tomografia Computadorizada de Mandíbula permite identificar e analisar patologias na região da mandíbula, como:
– Tumores
– Traumas
– Aplasia dentária
– Cistos
– Osteorradionecrose, decorrente de câncer
– Osteomielite
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Preparativos para o exame
- Não é necessário jejum, somente em casos que exigem anestesia;
- Se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual, leve-os para comparação;
- Exame realizado com uso de contraste via intravenosa ou via oral; o paciente pode recusar a utilização do meio de contraste.
O exame dura cerca de 20 minutos. Para o dia agendado, é preciso chegar 30 minutos antes do horário programado. Além disso, acessórios metálicos (como joias) não devem ser utilizados, e próteses devem ser removidas, se necessário para a realização do procedimento.
O exame de tomografia computadorizada geral é contraindicado para gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, bem como pessoas com histórico de alergia ao contraste iodado. Poderá ser realizada dessensibilização, reagendamento ou o exame sem a necessidade do contraste. Traga um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do procedimento com contraste.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.