Este exame é usado para identificar e avaliar diversas patologias que atingem os órgãos do abdome superior.
A tomografia computadorizada de abdome superior é um exame de diagnóstico da região do abdome superior, e inclui o estudo de órgãos como:– Fígado;
– Vesícula;
– Vias Biliares;
– Baço;
– Pâncreas;
– Rins;
– Vias urinárias.
A obtenção das imagens é feita com radiação ionizante, semelhante ao raio-X, porém a diferença é a visão 360º obtida pela tomografia. Devido a essa radiação, o exame é contraindicado para gestantes.
Para realizar esse exame, o paciente recebe uma injeção de contraste endovenoso, que permite visualizar melhor as estruturas. Depois, é encaminhado para o aparelho de tomografia computadorizada.
Esse aparelho é composto por uma maca e um tubo. O paciente deita-se na maca, que se move para o interior do tubo. Ele, portanto, realiza movimentos circulares, captando as imagens.
O exame é usado para identificar e avaliar diversas patologias que atingem os órgão do abdome superior, como:– Apendicite;
– Colite Ulcerosa;
– Doença de Crohn;
– Pancreatite;
– Cirrose;
– Pedra nos rins;
– Cistos no ovário;
– Tumores.
Devido ao uso do contraste, é solicitado ao paciente um jejum de até 8 horas. Além disso, é necessário retirar objetos metálicos antes do exame e ir utilizando roupas confortáveis, sem detalhes no material.
Caso o paciente tenha histórico de alergia ao contraste ou a qualquer um de seus componentes, ou equivalente, o uso pode ser suspenso ou revisto. Nessas situações, alternativas ou ajustes no procedimento são considerados para garantir a sua segurança.
Diferentes médicos podem pedir o exame para realizar investigações mais a fundo. Alguns exemplos são: gastroenterologista, hepatologista, nefrologista, cirurgião geral e oncologista.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a tomografia computadorizada de abdome superior, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Como é o preparo para o exame de Tomografia Computadorizada de Abdome Superior?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado;
DURAÇÃO: cerca de 20 minutos.
JEJUM: somente em casos que exigem anestesia.
CONTRAINDICAÇÕES: gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez. Pacientes com alergia ao contraste iodado devem discutir opções com o médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: Leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Tomografia Computadorizada de Abdome Superior.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.