Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática
Com este exame, observa-se o fígado de maneira não invasiva, sem necessidade de procedimento cirúrgico ou biópsia.
Sinônimos
- Enterografia Por Rm
- Mri Abdome Superior Com Elastografia Hepatica
- Ressonancia Magnetica Abdome Superior Com Elastografia Hepatica
- Ressonancia Abdome Superior Com Elastografia Hepatica
- Elastografia Hepatica Por Rm
O que é Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática?
A Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática é um procedimento para estudo do desenvolvimento de fibrose hepática. A fibrose pode ser demonstrada pelo aparecimento de tecido cicatricial no fígado, em decorrência de doenças como hepatite e abuso do álcool e outras drogas.
Com o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática, o médico consegue observar o fígado de maneira não invasiva, sem necessidade de procedimento cirúrgico ou biópsia.
Como é feito o exame Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática?
O exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca com um aparelho circular na altura do fígado. A maca desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso deve-se remover objetos metálicos. Portadores de pinos e marca-passo também devem notificar o técnico responsável pelo exame.
Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
Para que serve o Exame Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática?
Com a Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática, estudamos o fígado de forma não invasiva, antes que a fibrose e danos irreversíveis possam se estabelecer com o quadro avançando para cirrose. Podemos então adiantar o tratamento.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Preparativos para o exame
Como é o preparo para o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 a 40 minutos por segmento.
JEJUM: 4 horas de jejum absoluto.
CONTRAINDICAÇÕES: não poderão realizar o exame pacientes com alguns dispositivos metálicos corporais (haverá entrevista minuciosa de segurança, previamente ao exame), metais intraoculares (lentes de contato não geram interferências), cílios postiços ou colados, tatuagens ou micropigmentação feitas há menos de quatro semanas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem. Além disso, o paciente deve levar consigo todos os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior com Elastografia Hepática.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.