Neste exame, o paciente tem seu esqueleto estudado em detalhes, em busca de casos de metástases. Também pode ser feito para estudo de outras condições ósseas, como a doenças de Paget, a osteomielite e a artrite.
A PET-CT é um exame de imagem, não invasivo e indolor, que consiste na tomografia com emissão de pósitrons (PET) associada à tomografia computadorizada (CT). Trata-se de um procedimento semelhante à cintilografia óssea, mas a resolução das imagens tem qualidade superior.
Nesse caso, o exame é baseado na utilização de um radiofármaco marcado com flúor, o fluoreto, para investigar os ossos do paciente.
As lesões causadas por metástases ósseas (focos de tumor nos ossos) absorvem o fluoreto, podendo ser ele facilmente identificado durante a captação das imagens. Hoje, é o exame de imagem mais abrangente para avaliação de metástases ósseas.
Para a realização da PET-CT Fluoreto Ósseo, primeiro, aplica-se uma pequena quantidade de elemento radioativo na veia do paciente, preferencialmente localizada no antebraço. Depois de 30 minutos, o paciente deve esvaziar a bexiga e ser encaminhado para a sala de exame.
É necessário que ele aguarde um determinado período até que a substância se espalhe pelo seu corpo e se conecte às células corretas. Logo após, acomoda-se na máquina de tomografia, responsável por captar imagens de seu esqueleto em alta resolução .
Com a PET-CT Fluoreto Ósseo, o paciente tem seu esqueleto estudado com detalhes, em busca de casos de metástases – quando as células cancerígenas presentes em outros pontos do corpo se espalham e se alojam em seus ossos.
O exame também pode ser feito para identificar outras condições ósseas, como a doença de Paget, a osteomielite e a artrite.
Não é recomendado que gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez realizem o PET-CT Fluoreto Ósseo. Além disso, menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis para fazer o exame. Também é necessário levar os exames prévios relacionados à doença investigada. No geral, não existem preparos especiais para o dia do procedimento. Na dúvida, consulte o seu médico.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.