Este exame serve para o estudo de variadas condições relacionadas à movimentação do líquor no cérebro e na medula espinhal de pacientes.
A cintilografia é um exame de imagem, indolor e não invasivo, que faz parte da Medicina Nuclear. Utiliza radiofármacos que são injetados na veia. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter as imagens do local em que deseja ser estudado.
No caso da Cisternocintilografia, uma pequena quantidade de composto radioativo é inserida no espaço em que o líquor circula. O líquor, também conhecido como líquido cefalorraquidiano, é um fluido corporal presente no cérebro e na medula espinhal cuja função principal é a proteção mecânica do sistema nervoso central.
Para a realização da Cisternocintilografia, será injetada pequena quantidade do radiofármaco no espaço em que o líquor circula, por meio da realização de punção lombar (semelhante a raquianestesia), procedimento realizado por médico experiente.
O exame de Cisternocintilografia é feito em dois dias, para capturar imagens em diferentes momentos após a administração do composto radioativo. As imagens são realizadas 3 horas, 6 horas e 24 horas depois que ele é injetado no corpo do paciente. Lembrando que no segundo dia não será necessária a realização de nova punção lombar. Da mesma forma, não é necessário que o paciente permaneça no local de realização do exame por 24 horas seguidas.
O radiofármaco, juntamente com o líquor, percorrerá toda a medula espinhal, atingindo até as estruturas cerebrais.
A Cisternocintilografia serve para o estudo de variadas condições relacionadas à movimentação do líquor no cérebro e na medula espinhal de pacientes. Podem ser observadas e diagnosticadas condições como a hidrocefalia e a avaliação de derivações cirúrgicas.
A Cisternocintilografia também ajuda a detectar problemas como a fístula liquórica – situação em que o líquor não se movimenta pelo local certo e é desviado para outro ponto do corpo do paciente, como no caso de uma fístula nasal – comunicação do sistema nervoso central com as fossas nasais.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.