Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat
O exame é feito para avaliar se há alteração no cérebro quanto à sua circulação, indicado para o uso em pacientes com necessidade de confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas do Mal de Parkinson.
Sinônimos
- Cintilografia Cerebral Para Pesquisa De Parkinson
- Cintilografia Com Trodat
O que é Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat?
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico correto e preciso.
Na Cintilografia de Perfusão Cerebral, também chamada de SPECT, o exame é feito para avaliar se há alteração no cérebro quanto à sua circulação, dependendo como o medicamento se posiciona. Também é possível observar áreas cerebrais de maior atividade e demandando mais energia, porque o medicamento costuma se concentrar nestas regiões. Assim, é possível entender o metabolismo cerebral.
No caso da Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat, o procedimento médico é feito com medicamento conhecido como Trodat. Dada a composição do Trodat, o medicamento é indicado para o uso em pacientes com necessidade de confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas do Mal de Parkinson.
Como é feito o exame Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat?
Na Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat, o paciente deve permanecer em ambiente silencioso e escuro, sem estímulos, cerca de 20 minutos. Depois, um medicamento levemente radioativo, chamado Trodat, é injetado.
Aguarda-se alguns minutos para que possa espalhar-se no organismo e, depois, o paciente é encaminhado para a máquina de cintilografia, que fará a captura de imagens.
É utilizada uma bandagem para evitar movimentos da cabeça durante o exame.
Para que serve o Exame Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat?
Com a Cintilografia de Perfusão Cerebral com Trodat é possível confirmar ou detectar hipóteses diagnósticas do Mal de Parkinson, além da realização do estudo cerebral nas doenças degenerativas.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.