Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)
O objetivo é avaliar o funcionamento do coração e a distribuição do sangue em sua musculatura, a chamada perfusão. A viabilidade, estudo da integridade celular do coração, também é estudada por meio deste exame.
Sinônimos
- Cintilografia Para Pesquisa Do Miocardio E Viabilidade Com Talio-201 E Mibi
O que é Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.
No caso da Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade), o objetivo é avaliar o funcionamento do coração e a distribuição do sangue em sua musculatura, a chamada perfusão. A viabilidade, estudo da integridade celular do coração, também é estudada por meio deste exame.
O paciente recebe uma injeção de medicamento levemente radioativo que se liga a células específicas. Como o exame é com duplo isótopo, são utilizados dois materiais radioativos (em doses pequenas), Tálio e Tecnécio, combinados e injetados de uma só vez.
Como é feito o exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?
Na Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade), coloca-se um catéter em veias do pescoço e virilha, permitindo injetar o medicamento radioativo em busca do ponto de interesse.
Depois o paciente é encaminhado para Raios X que captam imagens em tempo real, conforme o medicamento se movimenta.
Após a primeira captura de imagens do coração em repouso, o paciente é encaminhado para a realização do esforço físico, correndo em esteira ou pedalando bicicleta ergométrica. Captam-se, assim, imagens do coração em ritmo acelerado.
Para que serve o Exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?
O exame de cintilografia do miocárdio com duplo isótopo (perfusão + viabilidade) permite a detecção de doenças como infarto do miocárdio, onde parte do tecido do coração deixa de funcionar corretamente devido à diminuição ou falta de circulação, a chamada isquemia.
O exame também pode ser feito como pré-operatório para alguns procedimentos cirúrgicos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.