Cintilografia de Mama (Bilateral)
A Cintilografia de Mama (Bilateral) serve para a detectar nódulos e tumores em pacientes quando não é possível diagnóstico pela mamografia.
Sinônimos
- Cintilografia Das Mamas Com Mibi
O que é Cintilografia de Mama (Bilateral)?
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico correto e preciso.
Na Cintilografia de Mama (Bilateral), o exame ajuda na detecção de nódulos e tumores, bem como a confirmação de localização exata dos nódulos para facilitar a retirada em procedimento cirúrgico.
No câncer de mama é comum que algumas células cancerígenas se encontrem não somente no nódulo, mas também no chamado linfonodo sentinela, parte do sistema linfático nas axilas. Caso haja a presença de células cancerígenas, detectadas durante a Cintilografia de Mama (Bilateral), é preciso fazer também a retirada de parte dos linfonodos (esvaziamento ganglionar).
Geralmente, esse exame é indicado para pacientes com mamas densas ou muito assimétricas, mamas pequenas ou mesmo pacientes do sexo masculino com suspeita de câncer de mama. Se houve algum procedimento cirúrgico ou biópsia que acabou por distorcer a arquitetura da mama, o exame de Cintilografia de Mama (Bilateral) também é indicado.
Como é feito o exame Cintilografia de Mama (Bilateral)?
Na Cintilografia de Mama (Bilateral), a paciente recebe o medicamento levemente radioativo via endovenosa. Cerca de 10 minutos depois, é colocada de bruços em uma máquina, onde deverá encaixar as mamas em um colchão de espuma para que a imagem seja captada pela máquina de cintilografia, permitindo a visualização e distribuição do medicamento nas mamas.
Se o medicamento se distribuir de forma homogênea, exame normal, mas caso se concentre em determinados pontos, é necessário seguir orientações do médico.
Para que serve o Exame Cintilografia de Mama (Bilateral)?
A Cintilografia de Mama (Bilateral) serve para a detectar nódulos e tumores em pacientes quando não é possível diagnóstico pela mamografia. Também é realizada nos casos de investigação do linfonodo sentinela, que deve ser removido em alguns casos de câncer de mama.
O exame também pode ser feito, após quimioterapia, para checar efetividade.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.