Também conhecido por: Ultrassom obstétrico morfológico, Ultrassom quadridimensional fetal, Ultrassonografia obstétrica morfológica, Ultrassonografia obstétrica tridimensional, Ultrassom morfológico c/doppler
A ultrassonografia obstétrica engloba um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser feitos pela gestante antes do nascimento do bebê, como forma de avaliar a saúde e o desenvolvimento fetal, prevenindo e detectando doenças e condições adversas. Nem todo exame de ultrassonografia obstétrica deve ser feito por todas as gestantes, sendo recomendado caso a caso.
No caso da Ultrassonografia Obstétrica Morfológica, o exame é feito especificamente com o objetivo de avaliar crescimento e desenvolvimento fetal no quanto à sua formação e anatomia, detalhando seus órgãos. Por isso, esse exame precisa ser conduzido por obstetra com conhecimentos de Medicina Fetal.
O exame de Ultrassonografia Obstétrica Morfológica costuma ser um pouco mais longo do que os outros exames de ultrassonografia. Além disso, pode ser feito em duas janelas da gestação: entre 11ª e 14ª semana de gestação e também na janela entre a 20ª e a 24ª semana.
A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica é feita da mesma forma que um ultrassom tradicional. A paciente deita em uma maca e é aplicado gel em seu abdome. As imagens são captadas conforme movimento do aparelho, evidenciando detalhes fetais e medindo órgãos e outras partes.
São mensurados o tamanho dos órgãos e membros do bebê, tamanho da cabeça e a formação dos ossos e se há algum defeito na coluna. Por isso, o exame costuma demorar um pouco mais.
O Ultrassonografia Obstétrica Morfológica avalia a anatomia do bebê enquanto no ventre materno. É nesse momento que são avaliadas doenças como hidrocefalia, anencefalia, etc.
Defeitos no fechamento da coluna, ossos encurtados ou faltando, malformações de rins, paralisia cerebral, Síndrome de Down e hérnias podem ser acompanhadas e descobertas com a Ultrassonografia Obstétrica Morfológica.
Desta forma é possível conduzir gestante e feto para uma gestação de sucesso.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.