Indispensável para a saúde da mulher, o exame de Mamografia é capaz de visualizar através do aparelho de raios-x (mamógrafo) lesões benignas e câncer.
A mamografia é um exame de imagem cuja função é capturar imagens da estrutura dos seios, permitindo ao médico procurar nódulos e cistos que podem ser um sinal de alerta para o câncer. Caso algo seja detectado, ainda assim são necessários exames complementares antes de se fechar um diagnóstico definitivo.
Para entender a importância desse exame, basta lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo mais incidente em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Um dos principais objetivos da mamografia é detectar possíveis alterações nas mamas, como nódulos e cistos, que podem ser indicativos do câncer de mama em seu estágio inicial.
De acordo com especialistas, é recomendado que a mamografia seja feita periodicamente a partir dos 40 anos de idade ou ainda mais cedo. No entanto, a recomendação oficial do Ministério da Saúde é de fazer o exame a cada 2 anos a partir dos 50 anos de idade.
Alguns dos fatores que indicam que a triagem deve acontecer mais cedo são:
A mamografia é feita em um aparelho de raio-x adaptado para capturar os seios, chamado mamógrafo. Ela também pode ser mamografia digital, utilizando um equipamento mais moderno, que permite ampliar áreas e ter uma visualização mais clara da mama da paciente.
É importante citar que a mamografia não necessariamente dói, no entanto, por se tratar de uma área do corpo bastante sensível, pode causar um certo desconforto. Por isso, o ideal é evitar realizar o exame menstruada ou próximo à menstruação. Vale lembrar que, em gestantes, esse tipo de exame somente é realizado mediante indicação e autorização médica com a utilização dos equipamentos de proteção recomendados.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para a realização de exames como a mamografia, dentre outros.
Como é o preparo para o exame de mamografia?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado
DURAÇÃO: até 30 minutos.
JEJUM: não é necessário, mas é preciso evitar a utilização de cosméticos (cremes, desodorantes etc.) nos seios e nas axilas no dia do exame.
CONTRAINDICAÇÕES: não realizar o exame em caso de suspeita ou confirmação de gravidez. Também não é indicado durante a amamentação ou o período pré-menstrual, sendo realizado apenas em casos especiais e recomendados pelo médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual (como biópsias, ultrassonografias de mamas e mamografias), leve-os para comparação;
OUTRAS INFORMAÇÕES: é preciso levar consigo documentos essenciais, como pedido médico original e assinado pelo profissional de saúde, carteira do convênio, CPF e documento com foto. Além disso, o paciente deve levar exame recente de creatinina, realizado até 90 dias antes da data do exame com contraste. A não realização do preparo solicitado pode comprometer as imagens ou até mesmo gerar o cancelamento do exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Mamografia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.