O exame de Prova de Função Pulmonar Completa é um teste que visa entender melhor o funcionamento, desempenho e limitações do pulmão.
Conhecido também como espirometria, teste do sopro ou prova ventilatória, o exame de Prova de Função Pulmonar Completa é um teste que visa entender melhor o funcionamento, desempenho e limitações do pulmão.
A prova de função pulmonar completa é feita com um aparelho chamado espirômetro. O paciente enche os pulmões de ar e assopra o aparelho com força, durante um período de tempo determinado pelo médico.
Dependendo dos resultados apresentados, o exame é feito mais uma vez, sendo que nessa segunda etapa utiliza-se medicação, com a finalidade de dilatar os brônquios, inalando com bombinha.
O prova de função pulmonar completa serve para detecção de uma série de distúrbios respiratórios, como asma, bronquite, fibrose e doença pulmonar obstrutiva.
Geralmente, tabagistas ou pessoas com queixa de tosse crônica e dificuldade de respirar recebem a indicação de realizar a prova de função pulmonar completa.
A prova de função pulmonar completa também é realizada com o objetivo de saber se o tratamento de alguma doença pulmonar está dando resultado, se efetivamente traz benefícios.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.