A colonoscopia é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.
A colonoscopia com biópsia é um exame que pode ser indicado para avaliar uma lesão suspeita de câncer no intestino, incluindo a coleta de amostras de tecidos para serem analisadas em laboratório.
Além disso, a colonoscopia com biópsia também pode ser indicada pelo médico para ajudar no diagnóstico de doenças como diverticulose, doença de Crohn, doença celíaca e colite ulcerativa.
A colonoscopia com biópsia é feita sob anestesia, onde o médico insere, no ânus da pessoa, um tubo flexível e fino para fotografar e retirar as amostras do tecido do intestino.
As principais indicações da colonoscopia com biópsia são:
Identificar ou retirar pólipos intestinais;
Detectar lesões suspeitas de câncer no intestino;
Diagnosticar doenças como diverticulose e tuberculose intestinal.
Além disso, a colonoscopia com biópsia também pode ser indicada para diagnosticar doenças, como doença de Crohn, doença celíaca e colite ulcerativa.
A colonoscopia com citologia é um exame que avalia mais detalhadamente as células do intestino, em casos de suspeita de lesões pré-cancerosas ou câncer.
Durante a colonoscopia com citologia, o médico coleta amostras de células da mucosa do intestino, que são enviadas a um laboratório para verificar a presença de células anormais.
O preparo da colonoscopia com biópsia varia de acordo com cada pessoa. De modo geral, nos dois a três dias antes do exame, deve-se comer alimentos de fácil digestão como ovo cozido, peixe e frango desfiados, cozidos e sem gordura, frutas e vegetais sem casca e cozidos.
É recomendado também aumentar o consumo de líquidos, como chás, água, café, água de coco e bebidas isotônicas de cor clara. Deve-se também tomar um medicamento laxativo, para limpar o intestino, para facilitar a visualização pelo médico.
No dia do exame, deve-se ficar em jejum total, sem comer ou tomar líquidos, a partir do horário recomendado pelo médico.
O exame de colonoscopia com biópsia é feito da seguinte forma:
Administração, na veia, de anestesia, analgésicos e sedativos, pelo médico anestesista;
Introdução pelo médico de um tubo flexível e fino, com uma câmera e pinça, no ânus;
Injeções de pequenas quantidades de ar no intestino, para melhorar a visualização;
Retirada de amostras de tecido, que serão enviadas para análise em laboratório.
O exame de colonoscopia com biópsia pode durar entre 15 e 60 minutos. Após o exame, a pessoa deve ficar em uma sala de recuperação por até 2 horas, antes de ser liberada.
Como a anestesia e sedativos podem causar sono, a pessoa deve ser acompanhada após o exame, e também deve evitar dirigir, fazer exercícios físicos e atividades que exijam atenção.
Após o exame, a pessoa pode fazer uma refeição com alimentos leves e de fácil digestão, com pouca gordura e sem condimentos.
Alguns sintomas comuns após o exame são: náuseas, inchaço na barriga, dor de gases ou cólicas por até 3 horas. Além disso, a pessoa também pode ter um pouco de sangue nas fezes por cerca de 2 dias.
Os possíveis riscos ou complicações da colonoscopia com biópsia são:
Perfuração do cólon;
Sangramento;
Reação alérgica ao sedativo;
Dor intensa na barriga;
Por isso, é importante procurar o atendimento médico de urgência na presença de sintomas como febre, fraqueza, tontura, sangramento nas fezes que não passam, dor intensa no abdome e sangramento no ânus que não melhora.
A colonoscopia com biópsia não é indicada em casos recentes de embolia pulmonar, infarto, instabilidade hemodinâmica, peritonite, cirurgia recente com anastomose colônica ou lesão e reparo intestinal.
Além disso, o médico também pode contraindicar a colonoscopia com biópsia em casos de gravidez e inflamação ativa no intestino, como inflamação de megacólon tóxico, colite fulminante, colite ulcerativa, presença de sintomas da doença de Crohn, diverticulite, por exemplo.
Para realizar um exame de colonoscopia com biópsia, deve-se consultar o médico colonoscopista ou gastroenterologista, para que seja feita uma avaliação completa e, se necessário, indicado o exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.