Testosterona
O Exame Testosterona serve para detectar níveis anormais de testosterona em pacientes do sexo masculino ou feminino.
O que é Testosterona?
A testosterona é um hormônio masculino produzido nas células de Leydig, no interior dos testículos, embora uma pequena quantidade seja produzida nas suprarrenais. Ele também é responsável pela diferenciação nas características próprias de cada gênero.
Esse hormônio é responsável pela maior parte das características masculinas, como o desenvolvimento dos órgãos sexuais, a produção de espermatozoides, o engrossamento da voz, o aparecimento da barba, maior estatura, maior presença de pelos no corpo e o desenvolvimento dos músculos.
A testosterona está presente desde a fase fetal até a terceira idade, quando os níveis diminuem. Ela também está relacionada à libido e à agressividade
Nas mulheres, o hormônio predominante é o estrogênio, que é produzido nos ovários, embora produza a testosterona em uma quantidade menor na glândula suprarrenal e nos próprios ovários.
As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes no organismo de um indivíduo, como a testosterona. Por meio dos dados obtidos nessas análises, é possível entender como está a saúde do paciente e indicar-lhe um tratamento.
Para que serve o exame de Testosterona?
O exame serve para detectar níveis anormais de testosterona em pacientes do sexo masculino ou feminino. Nos homens, níveis anormais ajudam a explicar dificuldades de ereção, infertilidade ou puberdade prematura ou tardia. O procedimento também serve para descobrir se há tumores nos testículos.
Já em mulheres, ajuda a explicar o surgimento de características masculinas, a dificuldade de engravidar, além de servir como indicador da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Também auxilia na detecção de alguns tipos de tumores dos ovários e de problemas nas glândulas suprarrenais.
Como é feito o exame de Testosterona?
O exame testosterona é realizado mediante uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise e com medições feitas de acordo com a solicitação médica. Além disso, é de extrema importância o paciente informar o médico caso faça uso de medicamentos como esteroides, anticonvulsivantes, sedativos, hormonioterápicos e injetáveis, já que podem causar alterações nos resultados.
Em geral, para realizar esse exame, não são necessários preparos prévios. O local onde será realizado pode confirmar as informações de preparo.
Quais os sintomas indicam que você deve procurar um médico para fazer o exame de Testosterona?
Existem diversos sinais e sintomas que indicam a necessidade de se procurar um médico para conferir os níveis de testosterona no corpo e obter um diagnóstico preciso.
Em ambos os gêneros, os sinais que indicam testosterona baixa são diminuição na libido, de fantasias sexuais e nas ereções espontâneas matinais, além de disfunção erétil e dificuldade em atingir o orgasmo.
Há também os sintomas não sexuais, que envolvem redução da energia e do senso de vitalidade e bem-estar, fadiga, baixa contagem de espermatozoides, baixa motivação, diminuição de densidade mineral óssea, de massa magra e da força, bem como sinais de ansiedade e depressão.
Em ambos os gêneros, também podem existir sintomas próprios, entre eles:
Testosterona baixa em homens
- Desejo sexual reduzido;
- Perda de pelos corporais;
- Redução na massa muscular;
- Sensação de fadiga;
- Excesso de peso;
- Dificuldade de memória;
- Menos disposição;
- Sintomas de depressão.
Testosterona baixa em mulheres
- Redução de pensamentos sexuais;
- Recusa de relações com o parceiro;
- Falta de resposta a estímulos sexuais visuais ou auditivos;
- Diminuição na excitação durante o ato sexual.
Quando a testosterona está alta em ambos os gêneros, outros sintomas aparecem, como:
- Aumento da concentração de glóbulos vermelhos no sangue, o que aumenta a viscosidade e o risco de trombose;
- Acne, pilificação e oleosidade da pele;
- Câncer de próstata;
- Redução da produção de espermatozoides e da fertilidade;
- Ginecomastia (aumento de volume das glândulas mamárias);
- Calvície masculina (familiar);
- Flutuação do humor e da libido;
- Aumento do colesterol total e redução do HDL;
- Alteração da função hepática.
O que pode causar a baixa testosterona?
Algumas condições podem fazer cair os níveis de testosterona, como:
- Lesão testicular;
- Tumores;
- Infecções;
- Traumas;
- Quimioterapia;
- Radioterapia;
- Menopausa/andropausa naturais;
- Retirada cirùrgica dos ovários/ testículos;
- Idade avançada.
Orientações
Preparo
Recomendamos a suspensão do uso de Biotina, bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta.
Preparativos para o exame
Recomendamos suspender o uso de biotina e de suplementos alimentares que a contenham por três dias antes da coleta.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.