O exame PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados. Quando essa relação é maior que 20%, é possível que existam alterações que podem ser graves no organismo do paciente.
O que é PSA livre?
PSA livre é a sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico. A substância é produzida pela próstata, e alterações nela podem indicar possíveis problemas nesse órgão.
O exame PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados. É essencial que o paciente busque ajuda médica para avaliar possíveis alterações e obter o melhor diagnóstico e tratamento.
Como é feito o exame PSA livre?
O exame PSA livre consiste em um exame de sangue simples, em que é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, geralmente na veia do braço. Posteriormente, esse material é enviado para análise em laboratório.
Para que serve o exame PSA livre?
O exame PSA livre é solicitado por um médico de confiança para avaliar possíveis patologias na próstata. Seu resultado é usado em conjunto com o PSA Total para realizar a comparação. Quando alterações são identificadas no resultado, pode ser necessário repetir o exame para confirmar os valores.
Além disso, o exame é muito útil para auxiliar no diagnóstico de patologias como:
O exame PSA livre é usado em conjunto com outros métodos de diagnóstico para avaliar a condição exata em que o paciente se encontra.
Qual o preparo necessário para o exame PSA livre?
Para realizar o exame, o paciente precisa ficar em jejum por pelo menos quatro horas e evitar atividades físicas pesadas nas 24 horas que antecedem o procedimento. Essas e demais informações são repassadas pelo local onde será realizado o exame.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
É recomendado ao paciente:
– Não ter realizado ultra-som ou toque transretal nos últimos 7 Dia(s).
– Após ejaculação (Relação Sexual), aguardar 48 horas;
– Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 Dia(s)
– Não ter andado de bicicleta, motocicleta e à cavalo nos últimos dois dias;
– Suspensão do uso de Biotina, bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta.
Pacientes prostatectomizados (que retiraram a próstata cirurgicamente) podem realizar o teste sem as restrições
acima.
É recomendado ao paciente:
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.