O exame de proteínas totais e frações costuma ser feito como exame de rotina, já que alterações relacionadas à presença de proteínas no sangue pode ser um indicador de doenças renais e hepáticas.
As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes em seu organismo. Por meio dos dados obtidos nas análises clínicas, é possível entender melhor como está a saúde de um indivíduo, bem como indicar um tratamento caso alguma patologia seja diagnosticada
As proteínas são enzimas essenciais para o funcionamento do organismo e possuem variadas funções dentro do corpo, que vão desde ajudar o sistema imunológico a até mesmo permitir a formação dos músculos.
No exame de proteínas totais e frações são medidas as quantidades de proteínas presentes na circulação sanguínea do indivíduo, permitindo mensurar os valores de componentes como albumina e globulina, além dos valores totais de proteína.
O exame de proteínas totais e frações costuma ser feito como exame de rotina, já que alterações relacionadas à presença de proteínas no sangue pode ser um indicador de doenças renais e hepáticas.
O exame de proteínas totais e frações também é indicado para pacientes com perda de peso recente, porque ajuda a entender melhor os motivos dessa perda de peso.
Quando os valores obtidos no exame de proteínas totais e frações estão abaixo do normal, o paciente pode estar com condições como hipertireoidismo, deficiência de vitamina D, cirrose e insuficiência cardíaca, além de alcoolismo crônico.
Já os valores acima da tabela de referência do exame de proteínas totais e frações podem indicar doenças autoimunes, hepatite B e C, câncer, artrite reumatoide e lúpus.
Geralmente, o exame de proteínas totais e frações pode servir como um indicador da necessidade da realização de exames adicionais.
O exame de proteínas totais e frações, em geral, não exige preparos prévios, como jejum. No entanto, o médico solicitante pode recomendar algum preparo especial, por isso é importante que essa e outras informações sejam confirmadas ao agendar o exame.
O exame de proteína total e frações é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Não há preparos para este exame.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.