O exame de hepatite B é realizado em um indivíduo para observar se ele possui marcadores de hepatite B em seu sangue.
A hepatite é um tipo de inflamação do fígado que pode ter diferentes causas. A hepatite B, especificamente, é causada por um vírus transmitido pelo contato com pessoas infectadas com a doença. O uso compartilhado de objetos contaminados, como alicates e cortadores de unha, por exemplo, também pode ser fonte do vírus.
O exame para a detecção da doença é realizado, então, para buscar dois marcadores da hepatite B no sangue: o HBsAg e o Anti-Hbs. A existência do primeiro indica a presença do vírus no corpo do paciente naquele momento. Nesse caso, ele deverá receber acompanhamento médico adequado.
Já o Anti-Hbs, demonstra a imunização contra a doença, seja por ter tido a hepatite B ou por meio de vacinação. O paciente com esse marcador não contamina outras pessoas e não se contamina . Alguns outros marcadores de hepatite B descobertos durante o exame (caso haja a infecção) podem ser usados para melhor entendimento da evolução do quadro.
O exame para hepatite B é realizado por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue venoso recolhido do braço. Já no laboratório, o sangue passa por testes sorológicos, identificando ou não os marcadores para a doença.
Jejum aconselhável de 4 horas.
Não há preparos para este exame.
Recomendamos suspender o uso de biotina e de suplementos alimentares que a contenham por três dias antes da coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.