
Glicose Pós Prandial
Com o exame de glicose pós prandial, é possível determinar como anda a secreção de insulina do paciente, depois de uma descarga de glicose em seu organismo.
O que é o exame de glicose pós-prandial?
O exame de glicose pós-prandial é um teste laboratorial que mede o nível de açúcar no sangue 2 horas após uma refeição. Ele ajuda a verificar se o organismo está conseguindo metabolizar adequadamente os açúcares consumidos, o que é útil no diagnóstico e monitoramento de condições como a diabetes.
Como é feito o exame de glicose pós-prandial?
Duas horas depois que o paciente se alimenta normalmente, seu sangue é coletado e enviado ao laboratório para a análise dos níveis de glicose. Em geral, os resultados ficam prontos em alguns dias e devem ser interpretados pelo médico. O procedimento costuma ser rápido e causa pouco desconforto.
Para que serve o exame de glicose pós-prandial?
Esse exame ajuda a identificar alterações na regulação da glicose, sendo frequentemente utilizado no diagnóstico da diabetes tipo 1 e tipo 2. Ele também pode ser solicitado para acompanhar o tratamento de pacientes diabéticos e em casos de diabetes gestacional.
Quais são os sintomas que indicam a necessidade de um exame de glicose pós-prandial?
O exame pode ser solicitado quando o paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de problemas no metabolismo da glicose, como:
- Fome e sede frequentes;
- Vontade de urinar várias vezes ao dia;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Formigamento nos pés e nas mãos;
- Cicatrização mais lenta;
- Visão embaçada.
Quais são os valores de referência para o exame de glicose pós-prandial?
Em geral, consideram-se valores de referência da glicose pós-prandial:
Menos de 140 mg/dL: normal;
Entre 140 e 199 mg/dL: pode indicar pré-diabetes;
Acima de 200 mg/dL: sugere diabetes.
Quais são os valores normais para o exame de glicose pós-prandial?
Em indivíduos saudáveis, a glicose pós-prandial costuma ficar abaixo de 140 mg/dL.
O exame de glicose pós-prandial é indicado para gestantes?
Sim. Esse exame pode ser solicitado durante a gravidez para monitorar os níveis de glicose, especialmente em casos de diabetes gestacional, uma condição que pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê.
O que significa um valor elevado no exame de glicose pós-prandial?
Um valor elevado pode indicar pré-diabetes ou diabetes. Se os níveis estiverem acima de 200 mg/dL, o médico pode solicitar exames complementares, como a curva glicêmica ou hemoglobina glicada, para confirmação do diagnóstico.
Existe algum risco ou contraindicação para o exame de glicose pós-prandial?
O exame é seguro e não apresenta contraindicações. Os efeitos adversos estão relacionados à coleta de sangue, como dor no local da punção e hematomas leves.
Qual especialista pode solicitar o exame de glicose pós-prandial?
Diversos médicos especialistas podem solicitar o exame de glicose pós-prandial, conforme o quadro clínico do paciente, como clínicos gerais, endocrinologistas e ginecologistas e obstetras.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Preparativos para o exame
O paciente deve fazer uma refeição completa 2 horas antes do exame, conforme orientação médica, que pode ser o café da manhã ou o almoço, por exemplo.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.