Glicose
O exame de glicose serve para estudar os níveis desse carboidrato circulando pelo corpo.
O que é a glicose?
A glicose é um carboidrato simples considerado a fonte de energia do corpo humano. A insulina, produzida pelo pâncreas, permite que a glicose entre em nossas células, dando energia ao nosso corpo. No entanto, se houver algo de errado com o pâncreas, a produção de insulina pode ser deficiente, fazendo com que a glicose fique no sangue, causando seu aumento. Este é um dos motivos pelos quais uma pessoa pode desenvolver a diabetes.
Por outro lado, os níveis de glicose no sangue também podem cair, em um quadro chamado de hipoglicemia, em geral causado por jejum prolongado que causa baixa oferta de glicose.
Em todos os casos, para manter os níveis ideais de glicose, é importante adotar hábitos e um estilo de vida saudável, inserindo atividades físicas regulares à sua rotina, mesmo que de baixa intensidade; incluindo refeições saudáveis, com frutas e verduras à sua alimentação; e evitando ficar muitas horas sem se alimentar.
Para que serve o exame de glicose?
Conforme nos alimentamos, os níveis de glicose circulando na corrente sanguínea variam de acordo com a presença da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda na captação da glicose pelas células do corpo.
Se o pâncreas está com alguma alteração, por exemplo, o paciente pode apresentar níveis altos de glicose circulando em seu sangue, o que pode ser um sinal de diabetes.
Por isso, o exame de glicose serve para estudar os níveis desse carboidrato circulando pelo corpo e serve como uma ferramenta de diagnóstico da diabetes, podendo indicar se o paciente está com níveis normais de glicose, pré-diabético ou mesmo com diabetes confirmada.
Como é feito o exame Glicose?
O exame de glicose é feito por meio de uma amostra de sangue do paciente, coletada por punção venosa, geralmente de uma veia do braço. A coleta do sangue é feita em segundos.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Orientações
Preparo
Jejum de 08 a 12 horas para todas as idades (tempos diferentes de jejum podem acontecer com indicação médica). A ingestão de água é permitida, porém deve ser ingerida água suficiente apenas para saciar a sede.
Preparativos para o exame
Jejum de 8 horas.
A ingestão de água é permitida, mas deve ser apenas o suficiente para saciar a sede.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.