
Fósforo Urina
O exame de fósforo urina ajuda a determinar esses valores e ajudar o médico a entender como anda a saúde do paciente.
O que é o exame de fósforo na urina?
O fósforo é um mineral essencial para o equilíbrio do pH do sangue, formação de ossos e dentes, funcionamento correto das células e no processamento da energia no organismo humano.
Alguns dos alimentos ricos em fósforo são: sardinha, fígado bovino, camarão, gema do ovo, coxa de frango, semente de abóbora e amendoim.
O exame de fósforo pode mostrar quais são os níveis deste mineral no corpo. Caso estejam alterados, para mais ou para menos, é necessário consultar um médico.
Como é feito o exame de fósforo na urina, amostra isolada?
O paciente deve coletar a amostra de urina em um frasco estéril, garantindo que a coleta seja recente e enviada rapidamente ao laboratório. Recomenda-se realizar a assepsia antes da coleta para evitar contaminação. Além disso, a amostra deve ser mantida refrigerada desde o momento da coleta até a análise.
Para que serve o exame de fósforo?
Ele serve para monitorar a quantidade de fósforo circulando no corpo, quando analisado a partir do sangue, e para verificar a quantidade excretada pelos rins, no caso do exame de urina. A avaliação pode ajudar a diagnosticar doenças renais, alterações hormonais, problemas nos ossos e problemas nutricionais.
Quais são os sintomas que indicam a necessidade de um exame de fósforo?
Sintomas que podem indicar a possível necessidade de fazer um exame de fósforo são: dores ósseas, fraqueza muscular, cansaço excessivo, perda de peso sem razão aparente, enfraquecimento dos dentes, inchaço nas pernas e redução da urina.
Existe algum risco ou contraindicação para o exame de fósforo?
O exame é considerado seguro e possui poucas contraindicações. Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem informar à equipe do laboratório.
Qual especialista pode solicitar o exame de fósforo?
Diversos especialistas podem solicitar o exame, como clínicos gerais, nefrologistas, reumatologistas, ortopedistas e endocrinologistas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Preparativos para o exame
Não é necessário preparo para realizar este exame.
Existe algum risco ou contraindicação para o exame de fósforo?
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.