No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número de pacientes diagnosticados com doença renal crônica avança a cada ano, com um total de 140 mil pacientes diagnosticados atualmente.
O Transplante renal é a terapia de escolha nos pacientes com a doença renal crônica avançada. Além do benefício comprovado de aumento de sobrevida, também existe um ganho expressivo de qualidade de vida.
Conforme ampla divulgação a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são os principais fatores da perda da função renal. Na Rede D’Or o programa de transplante renal conta com uma equipe multidisciplinar oferecendo toda a assistência e cuidado ao portador de doença renal, tanto nas especialidades clínicas quanto cirúrgicas.
O programa de transplante renal da Rede D’Or conta com a supervisão clínica da Dra. Claudia Fagundes no RJ e Dra. Laila Viana em SP, nefrologistas com ampla experiência e acreditações na área de nefrologia e Dr. Ricardo Ribas no RJ e Dr. Wilson Aguiar em SP, como responsáveis técnicos cirúrgicos do programa. Desde 2021, com o início de programa, já foram realizados mais de 60 transplantes, destacando o nome da Rede D’Or como referência do procedimento.
Para saber mais do Programa de Transplante assim como das opções de assistência ao paciente renal, agende uma consulta.