É cada vez comum que as pessoas façam o uso de fones de ouvido para escutar música em volumes bastantes altos. Após fazerem isso, frequentarem um show ou estarem em um ambiente barulhento (como a pista de um aeroporto, por exemplo), é comum sentir um zumbido no ouvido.
O zumbido no ouvido é a sensação de estar percebendo algum tipo de som, sem que esse som esteja efetivamente ali ou naquele ambiente. Essa condição pode ser temporária, resolvendo-se sem a necessidade do uso de medicamentos, ou pode durar vários dias.
De um modo geral, o zumbido no ouvido acaba sendo um sinal de que algo não vai bem nos ouvidos do paciente. Ele pode ser um sinal de perda auditiva ou até mesmo de lesão nos tímpanos do paciente, mas também pode ser apenas o resultado do mau uso dos ouvidos, com uma exposição prolongada a um show de rock, por exemplo.
O zumbido no ouvido nem sempre tem cura, em especial se é o resultado de uma perda auditiva.
É preciso descobrir quais são as causas do zumbido no ouvido, já que existem diversas condições que podem fazer com que a pessoa escute esse barulho, que vão desde um excesso de cera a disfunções na mandíbula.
Uma vez que se sabem as causas, a trilha de tratamento indicada pelo médico irá ajudar o paciente a se livrar do zumbido ou a evitar que ele piore.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.