Xerostomia
A xerostomia é um sintoma médico de uma série de condições médicas e também um efeito adverso que pode surgir em decorrência do uso de determinados medicamentos ou mesmo por conta do tratamento do câncer.
O que é xerostomia?
Também chamada simplesmente de boca seca, a xerostomia é um sintoma médico de uma série de condições médicas e também um efeito adverso que pode surgir em decorrência do uso de determinados medicamentos ou mesmo por conta do tratamento do câncer.
Na xerostomia, a pessoa apresenta uma redução da produção de saliva pelas glândulas salivares.
Em alguns casos, a xerostomia é temporária e acontece porque o paciente dormiu de boca aberta ou mesmo não ingeriu líquidos suficientes, por exemplo.
No entanto, algumas pessoas podem apresentar a xerostomia de forma crônica, sendo que a condição pode ser bastante incômoda. Além da boca seca, um paciente com xerostomia pode apresentar desconforto para engolir e falar e também sentir a boca muito seca.
A xerostomia é relativamente comum em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos, com pressão alta, depressão e diabetes, além de doenças como o Mal de Alzheimer, Síndrome de Sjögren, cirrose e doença de Addison.
Como é o tratamento da xerostomia?
O tratamento da xerostomia, de modo geral, envolve o tratamento da condição que está causando a xerostomia.
Podem ser realizadas medidas para aliviar o incômodo desse sintoma, como o aumento na ingestão de líquidos e o uso de chicletes para estimular a produção de saliva.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.