O xantelasma é uma condição que afeta as pálpebras, e é caracterizada pelo surgimento de uma bolsinha de gordura e colesterol, que pode surgir também na região da bolsa dos olhos.
O xantelasma é uma condição que afeta as pálpebras, e é caracterizada pelo surgimento de uma bolsinha de gordura e colesterol, que pode surgir também na região da bolsa dos olhos.
O xantelasma pode ser ocasionado por conta de níveis elevados de colesterol e não é contagioso.
As bolsinhas de gordura características do xantelasma podem crescer, caso não sejam removidas com o auxílio de um médico dermatologista.
O Xantelasma está associado a um distúrbio hereditário do metabolismo dos lipídios e a níveis elevados de colesterol no sangue.
Apesar de ser uma condição médica, o xantelasma não causa sintomas sérios no paciente, mas pode causar uma queda na autoestima e também constrangimentos ao indivíduo que sofre dessa condição.
A principal característica do xantelasma é o surgimento de bolsas mais amareladas do que o tom da pele normal. Elas são bem delimitadas e podem surgir na pálpebra ou mesmo na parte debaixo dos olhos, usualmente perto do nariz.
Com o tempo, elas crescem e podem atrapalhar um pouco o movimentar de olhos do paciente, podendo, em alguns casos, interferir na visão.
O xantelasma tem cura e pode ser removido com a ajuda do médico dermatologista, por meio de procedimentos minimamente invasivos feitos em consultório.
Se a bolsinha de xantelasma que o paciente possui for muito grande, a remoção pode gerar cicatrizes. Por isso, é importante tratar essa condição logo no início para evitar marcas permanentes.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.