Vírus Sincicial Respiratório
O vírus sincicial respiratório é um vírus que afeta a respiração de bebês e crianças pequenas devido a uma infecção causada por sua atividade no organismo do paciente.
O que é vírus sincicial respiratório?
O vírus sincicial respiratório é um vírus que afeta a respiração de bebês e crianças pequenas devido a uma infecção causada por sua atividade no organismo do paciente.
O vírus sincicial respiratório pode também ser conhecido pela sigla VSR e é altamente contagioso, sendo capaz de causar condições sérias no paciente, como a bronquiolite.
Um aumento de infecções pelo vírus sincicial respiratório costuma ser notado em alguns meses do ano, como durante o inverno e a primavera, por exemplo.
Apesar de ser mais comum em bebês e crianças, o VSR pode afetar pacientes em todas as faixas etárias, especialmente idosos e imunossuprimidos.
Como o vírus sincicial respiratório é transmitido?
A transmissão do vírus sincicial respiratório acontece por meio do contato com gotículas de ar e com as secreções de pacientes que estão infectados com o vírus.
Até mesmo o contato com superfícies (brinquedos, por exemplo) que tenham a presença do vírus pode causar a infecção por VSR, por isso, é importante limpar os brinquedos.
Quais os sintomas de infecção por vírus sincicial respiratório?
De modo geral, a infecção por vírus sincicial respiratório começa com coriza, tosse e febre leve. Conforme os dias passam, a criança pode apresentar outros sintomas, como:
- dificuldade para respirar;
- dedos e lábios azulados;
- secreção nasal;
- espirros;
- chiado;
- dificuldades para mamar, se for um bebê;
- dor de cabeça;
- dor de garganta;
- perda de apetite;
- prostração;
- cansaço.
Se a dificuldade em respirar for muito grande, é recomendado procurar atendimento médico de imediato, para que essa condição possa ser controlada.
Em alguns casos, crianças infectadas com o vírus sincicial respiratório podem não apresentar sintomas.
Como é o tratamento do vírus sincicial respiratório?
O tratamento do vírus sincicial respiratório costuma ser enfocado nos sintomas que o paciente apresenta. Durante o período de recuperação, é recomendado que o paciente fique em repouso e em isolamento, evitando contato com outras crianças.
Para prevenir a transmissão do vírus sincicial respiratório, é recomendado fazer a desinfecção e a higienização de superfícies que a criança vai ter contato, além de evitar contato com crianças doentes.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.