Vigorexia é o nome dado para o transtorno dismórfico muscular, um problema psicológico que faz com que os pacientes se enxerguem fracos e sem músculos, quando são fortes e musculosos.
Vigorexia é o nome dado para o transtorno dismórfico muscular, um problema psicológico que faz com que os pacientes se enxerguem fracos e sem músculos, quando são fortes e musculosos.
A distorção da imagem que essas pessoas têm faz com que eles fiquem diversas horas na academia ou praticando exercícios para chegar ao corpo que eles consideram ideal.
Este tipo de transtorno pode ser semelhante à anorexia, porque seus portadores contam com imagens distorcidas daquelas que veem no espelho.
Os sintomas da Vigorexia no início são psicológicos. O paciente não se sente confortável em seu próprio corpo e passa a não se reconhecer em frente ao espelho, buscando sempre os exercícios físicos como forma de encontrar o corpo ideal.
Conforme o tempo passa, o paciente começa a sentir cansaço, insônia, dores musculares, queda no desempenho sexual, depressão e desinteresse por atividades que não estejam relacionadas a prática de exercícios físicos.
Vigorexia tem cura. Primeiro o paciente precisa reconhecer que está com um problema, em seguida buscar o tratamento multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, endocrinologistas e outros que achar necessário para recompor a saúde.
É preciso entender que o paciente não precisa abandonar por completo os exercícios físicos. Ele precisa ser orientado sobre a frequência correta para ser saudável e não prejudicar o trabalho do organismo.
Se o paciente faz uso de anabolizantes para tentar atingir seu objetivo, o risco é ainda maior e o uso deve ser interrompido na hora. Este tipo de medicamento pode causar disfunção erétil, infertilidade e outras graves patologias.
Alguns pacientes precisam fazer o uso de medicamentos, sob orientação médica, para controlar alguns sintomas da Vigorexia.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.