Vertigem é a perda de equilíbrio causado pela sensação desagradável de se estar girando em um ambiente ou de ter o ambiente girando em torno de si, mesmo sem se mexer ou sair do lugar.
É também uma tontura rotatória, um pouco pior do que a tontura normal porque pode causar perda de equilíbrio real, além de vir acompanhada de outros sintomas, como náusea, vômito e palidez.
Pode afetar pacientes de qualquer idade e sexo, mas é mais comum em mulheres a partir dos 60 anos de idade.
Uma crise de vertigem pode começar com o paciente rodando várias vezes ao redor de si mesmo, mas também surge quando ele está sentado e levanta subitamente e até mesmo pode acontecer quando ele está deitado, independentemente dos movimentos que realiza.
A vertigem pode acontecer por conta de algum movimento feito de forma muito rápida, sendo um episódio isolado que dura apenas alguns segundos.
No entanto, a vertigem pode acontecer também por conta de outras doenças, surgindo como um grande sintoma dessas condições.
Entre as doenças que podem causar vertigem, podemos destacar:
A vertigem pode vir acompanhada de outros sintomas, como por exemplo:
O tratamento da vertigem depende de suas causas e também de quanto tempo duram as crises. Geralmente, tratando a causa (como a infecção no ouvido ou a enxaqueca), os sintomas desaparecem.
Em alguns casos, o paciente sente apenas um episódio devido a um movimento brusco, sem que haja a necessidade de intervenção médica.
No entanto, outros casos de vertigem requerem atenção médica já que podem ser indicadores de importantes doenças no cérebro e no labirinto.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.