A verruga plantar é uma lesão cutânea que se desenvolve na planta do pé, próximo aos dedos, sendo conhecida pelo termo popular "olho de peixe".
A verruga plantar é uma lesão cutânea que se desenvolve na planta do pé, próxima aos dedos, sendo conhecida pelo termo popular “olho de peixe”. O peso do corpo impede que a lesão cresça para fora.
Além de causar um incômodo estético, a verruga plantar também causa dor e incômodo ao andar, correr ou ficar de pé, especialmente se estiver localizada na região abaixo dos dedos ou no calcanhar, onde sofre mais pressão. O olho de peixe é muito comum em crianças e adolescentes.
O olho de peixe é causado pelo vírus do papiloma humano (HPV).
A verruga plantar é altamente contagiosa e pode ser contraída por meio de contato direto com a pele infectada ou ao compartilhar objetos pessoais.
Crianças e adolescentes são frequentemente afetados por verrugas plantares.
Existem várias opções de tratamento, incluindo crioterapia, aplicação de ácido salicílico, procedimentos a laser e cirurgia.
Mesmo após o tratamento bem-sucedido, a verruga plantar pode reaparecer devido à persistência do vírus no organismo.
A verruga plantar é causada por um vírus, o Papiloma Vírus Humano (também conhecido por HPV, sigla em inglês para Human Papilloma Virus). Diferentes variantes desse vírus podem ser responsáveis por outras doenças, como o câncer. No entanto, é importante salientar que a verruga plantar não se trata de um tumor ou condição maligna.
O vírus entra na pele por meio de pequenas lesões e, assim, a verruga plantar se desenvolve. Por isso, a doença é mais comum após longos períodos de tempo descalço, após visitar a praia e passear na areia sem sapatos ou ao utilizar piscinas.
A verruga plantar pode ser única ou múltipla. No início, pode também ser confundida com uma calosidade comum, porém, além de provocar dor e desconforto ao andar, a verruga plantar apresenta diversos pontos escuros em seu interior. Outro sintoma inclui o espessamento da planta do pé.
A verruga plantar nem sempre requer tratamento, principalmente quando o paciente é uma criança ou um adolescente. Os adultos costumam precisar de uma visita ao podólogo ou a um dermatologista.
O problema pode ser resolvido por meio de procedimentos cirúrgicos, como a raspagem ou criocirurgia (congelamento da lesão com nitrogênio líquido) ou a cauterização química com o uso de loções à base de ácidos.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a verruga plantar com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!