A verruga filiforme é uma verruga de características peculiares, mais afinada e alongada, localizada na face e em torno do pescoço, acima dos 60 anos.
A verruga filiforme é uma verruga de características peculiares, mais afinada e alongada, localizada na face, nas pálpebras, lábios, queixo e em torno do pescoço.
As verrugas filiformes representam cerca de 2% dos casos de verruga, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Apesar de causarem um discreto desconforto estético, não costumam gerar problemas mais sérios de saúde.
A verruga filiforme é causada por diferentes cepas do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano). Este vírus pode se propagar através do contato pele com pele, tendo o risco de infecção aumentado caso a pele da pessoa infectada seja rompida e haja contato após.
As verrugas filiformes não costumam ser numerosas. Geralmente, o paciente apresenta apenas uma ou duas. As verrugas costumam formar “bolinhas” que se tornam bem visíveis e ficam muito acima do nível normal da pele.
Podem ter um tom mais rosado ou avermelhado que o restante da pele do paciente e algumas podem ser bastante grandes, causando um grande incômodo estético ao paciente.
O tratamento de verruga filiforme é feito pelo dermatologista com procedimentos realizados em consultório, como shaving, crioterapia, e a utilização de cremes tópicos e cantaridina. Caso os tratamentos não dêem resultado, pode ser necessário outros procedimentos que envolvem imunoterapia, peelings químicos e utilização de lasers.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a verruga filiforme com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!