A nossa pele é formada por inúmeras camadas, como a derme e a epiderme, por exemplo. Quando uma pessoa é infectada pelo papilomavírus humano (HPV), a camada mais externa da pele, chamada epiderme, sofre um crescimento anormal e acelerado, que resulta na verruga.
O que são verrugas?
A nossa pele é formada por inúmeras camadas, como a derme e a epiderme, por exemplo.
Quando uma pessoa é infectada pelo papilomavírus humano (HPV), a camada mais externa da pele ou mucosa, chamada epiderme, sofre um crescimento anormal e acelerado, que resulta na verruga. No entanto, o contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos (lesão ou corte na pele), bem como em banheiros compartilhados de academias, piscinas, clubes, onde acabam servindo de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto.
Essa verruga nada mais é do que uma proliferação, um crescimento excessivo da pele em um determinado ponto. A pessoa pode ter apenas uma verruga ou várias, em um mesmo local de seu corpo ou em diferentes locais. Elas são completamente benignas, sendo os pacientes imunodeprimidos os mais vulneráveis.
Geralmente, o papilomavírus humano (HPV) adentra a pele por meio de pequenos cortes e machucados, embora haja outras formas, através do contato sexual e no momento do parto.
Elas podem ter formas irregulares e diferentes e podem também sumir naturalmente, sem que haja a necessidade de tratar com auxílio de um médico.
Existem tipos diferentes de verrugas, que são classificadas de acordo com o local onde surgem. As verrugas plantares, por exemplo, surgem na planta dos pés, enquanto as verrugas genitais surgem na região genital.
A verruga comum, que surge nos pontos mais diferentes do corpo, é chamada de verruga vulgar.
As verrugas filiformes, de tamanho fino e alongado, em geral isoladas ou pouco numerosas na área na face, pescoço, pálpebras e lábios, têm alta incidência em pessoas mais velhas.
Já as verrugas planas são como pequenas pápulas acastanhadas ou amareladas, de no máximo 5 mm, cuja principal característica é apresentar uma superfície plana e lisa. Geralmente aparecem na face e dorso das mãos de adolescentes.
Outro tipo conhecido são as verrugas anogenitais, que lembram o aspecto de couve-flor. São lesões vegetantes, úmidas, isoladas ou agrupadas, que podem acometer a região íntima de ambos os sexos, como a uretra, vagina, colo do útero, região perianal e mucosa oral. São precursoras de tumores malignos.
Existem diversos subtipos virais envolvidos na infecção genital, estando bem definida a relação entre a infecção genital por alguns subtipos de HPV considerados de alto risco e o câncer genital.
Como diagnosticar as verrugas?
O diagnóstico é clínico, tendo como base o aspecto e o local das lesões. Alguns exames laboratoriais, como o papanicolau, a colposcopia e a biópsia, são úteis para identificar os sorotipos de HPV envolvido, estabelecendo o diferencial com outras patologias.
Como é o tratamento das verrugas?
Boa parte das verrugas costuma desaparecer ao longo do tempo, dentro de meses ou anos. Mas, se a verruga trouxer qualquer tipo de incômodo, é possível removê-la por meio de procedimentos estéticos feitos em consultórios médicos, seja por medicamentos tópicos ou por ácidos. Como cada verruga exige um tratamento diferenciado, é possível que ocorram procedimentos cirúrgicos.
As crianças normalmente se curam sem necessidade de intervenção, porém o tratamento pode ser recomendado pelo risco de disseminação do vírus para outras pessoas. Nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer sem tratamento.
Quais são os sintomas das verrugas?
As verrugas não causam sintomas clássicos como febre e/ou dores, por exemplo. O paciente pode apresentar uma só ou múltiplas verrugas em uma mesma área do corpo. No entanto, não é anormal que haja sangramento ou dor.
Geralmente, elas se apresentam como bolinhas que aparecem de forma ressaltada na pele, que deixa de ser reta. Podem ter uma forma mais irregular ou ser achatadas na parte de cima.
Cutucar a verruga com os dedos pode fazer com que ela sangre e cause uma piora no quadro médico.
Quais são as causas das verrugas?
As verrugas são causadas por um vírus, o papilomavírus humano (HPV). Esse vírus pode entrar na pele do paciente por meio de uma microlesão ou machucado, que pode ou não ser invisível aos olhos.
Assim, o vírus se instala nesse ponto e a verruga começa a crescer como a conhecemos.
Qual a melhor forma de prevenção?
Como a transmissão das verrugas causadas por HPV podem ocorrer por via sexual, o uso de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor prevenção. Existem também vacinas contra o HPV, que podem prevenir a infecção, reduzindo o risco de câncer na área genital. Por ser preventiva, deve ser aplicada antes do início da vida sexual, sendo indicada para meninas a partir dos 9 anos, e para meninos de 12 e 13 anos.
A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.