Vasculite é o nome dado a um conjunto de doenças que provocam a inflamação dos vasos sanguíneos.
Vasculite é o nome dado a um conjunto de doenças que provocam inflamação nas paredes dos vasos sanguíneos, que podem ficar mais grossas ou finas. Essa modificação ocorre devido à instalação de algumas células do sistema imunológico na região. Com isso, o fornecimento do sangue para tecidos e órgãos é reduzido, o que pode afetar qualquer sistema do organismo humano.
As causas da vasculite são pouco conhecidas em alguns casos, quando é denominada vasculite primária. Nesse caso, o problema pode atingir apenas um órgão ou tecido, mas também prejudicar vários órgãos e sistemas. Ainda existe a vasculite secundária, uma doença mais rara e gerada por infecções, toxinas, doenças auto-imunes, vírus e medicamentos.
Somente um especialista pode definir qual tipo de vasculite o paciente tem, a partir de exames laboratoriais, físicos e da análise do histórico do paciente.
Os sintomas da vasculite variam de acordo com o tipo da doença e as regiões do corpo afetadas. Nos primeiros dias, a situação do paciente é semelhante a de qualquer um com quadro inflamatório: apresenta sintomas como mal-estar, febre, fraqueza e perda de apetite.
Com o avanço do quadro, os sintomas da vasculite podem evoluir para convulsões, dores abdominais e de cabeça, formigamento na área afetada, manchas roxo-azuladas na pele e fezes com sangue. Essa condição ainda pode levar a problemas como disfunção renal, hipertensão arterial, dores e inchaço nas articulações, entre outros, que variam de acordo com a região atingida.
Vasculite não tem cura. A doença pode ser controlada por meio de medicamentos, que visam reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos. O tratamento é de longa duração e deve ser avaliado junto ao seu médico de confiança.
No caso da vasculite secundária, é preciso tratar a condição associada que está causando o problema. Se a causa é a infecção por um vírus, por exemplo, o médico direciona as estratégias para um tratamento viral.
Por outro lado, se o motivo do desenvolvimento da vasculite é desconhecido, no caso da primária, faz-se uma terapia de indução para evitar a progressão da doença. Logo após, o médico inicia um tratamento de manutenção para mantê-la sob controle a longo prazo.
O paciente com vasculite também precisa de um acompanhamento médico consistente para avaliar a evolução ou regressão da doença.
Normalmente, o reumatologista e o angiologista são os médicos mais indicados para diagnosticar e tratar a vasculite.
Para confirmar ou descartar a suspeita de vasculite, o médico especialista costuma solicitar hemograma completo, exame de urina e biópsia do órgão atingido, além de avaliar o histórico de saúde do paciente. Também podem ser necessários procedimentos como pesquisas de inflamações, infecções e anticorpos, além do painel metabólico do indivíduo.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a vasculite com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!