O esôfago é uma estrutura do corpo responsável por conectar a boca ao estômago, levando os alimentos para o órgão, para que o processo de digestão tenha seguimento.
O esôfago é uma estrutura do corpo responsável por conectar a boca ao estômago, levando os alimentos para o órgão, para que o processo de digestão tenha seguimento.
Quando, por algum motivo, as veias localizadas na parede do esôfago aumentam de tamanho e ficam dilatadas, causando um acúmulo de sangue e tornando o paciente mais apto a desenvolver sangramentos no esôfago, ele recebe o diagnóstico de varizes esofágicas.
A principal causa de varizes esofágicas é um aumento da pressão arterial no conjunto de veias e artérias responsáveis pela irrigação sanguínea do fígado, inclusive a veia porta.
Geralmente, esse aumento da pressão nas veias e artérias do fígado é causado por outras doenças, como a cirrose hepática, a trombose no fígado, a hepatite B ou a hepatite C e o consumo exacerbado de bebidas alcóolicas, drogas, medicamentos ou alimentos gordurosos.
Como consequência desse aumento na pressão arterial, as veias que irrigam o esôfago também são afetadas, causando o surgimento das varizes esofágicas
Entre os sintomas de varizes esofágicas, podemos destacar:
O paciente com varizes esofágicas também pode apresentar sangramentos pela boca. Dependendo da intensidade dos sangramentos, é recomendado que ele procure ajuda médica imediata para evitar uma grande perda de sangue ou mesmo perder a consciência (desmaios) como consequência desse sintoma.
O diagnóstico de varizes esofágicas pode ser confirmado ou descartado por meio de exames como a endoscopia digestiva alta.
Existem diferentes opções de tratamento para as varizes esofágicas. Uma das principais é o uso de medicamentos que ajudam a aliviar a pressão no interior das veias, impedindo a continuidade de sangramentos, por exemplo.
Outro tratamento comum de varizes esofágicas é feito por meio da endoscopia digestiva alta, com a aplicação de medicamentos diretamente nas varizes ou a colocação de bandas elásticas ao redor das veias, para impedir sangramentos mais intensos.
Por fim, para as varizes esofágicas, ainda há a opção de tratamento cirúrgico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.