Varicocele
No corpo humano, os testículos são uma área repleta de veias e artérias. Quando essas veias e artérias se dilatam ou aumentam de tamanho, formando varizes nos testículos, o indivíduo é diagnosticado com varicocele.
O que é a varicocele?
A varicocele é a formação de varizes nas veias da região do escroto, onde estão alojados os testículos.
Por vezes, a varicocele surge quando o homem ainda está na adolescência, sendo o seu pico de incidência entre os 15 e 25 anos.
A varicocele causa infertilidade?
A varicocele pode causar uma diminuição na qualidade do sêmen produzido pelo homem, já que o sangue não consegue circular corretamente no local. Como consequência, a fertilidade pode diminuir. No entanto, é importante ressaltar que a varicocele não afeta a potência sexual do homem.
Quais os sintomas de varicocele?
Em muitos casos, o homem com varicocele não apresenta nenhum sintoma e sequer sabe que possui a condição. No entanto, a dilatação dessas veias, que é característica da varicocele, pode fazer com que haja perturbação estética no paciente, uma vez que altera a aparência dos testículos.
A varicocele pode causar ainda sensação de peso nos testículos, dor e desconforto no local.
Como a varicocele é diagnosticada?
O diagnóstico dessa condição costuma ser feito por meio de exames como a cintilografia dos testículos e o ultrassom dos testículos.
Como é o tratamento de varicocele?
O tratamento da varicocele depende da gravidade dos sintomas do paciente. Em alguns casos, basta fazer o uso de medicamentos de uso oral e também adaptar a rotina, utilizando suspensório escrotal ao realizar atividades físicas, por exemplo.
Como a varicocele também pode afetar a fertilidade, nesse caso, o médico pode recomendar um procedimento cirúrgico para tratá-la, colaborando com a recuperação do paciente.
A varicocele tem cura?
A resposta é sim e a condição pode ser curada por meio da intervenção cirúrgica, que já apresenta bons resultados em relação à infertilidade.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da varicocele e no diagnóstico de outras condições diversas.