Vaginismo
O vaginismo é caracterizado por uma série de espasmos e contrações involuntárias da vagina, que acabam por causar muita dor e desconforto durante as relações sexuais.
O que é Vaginismo?
O vaginismo é uma disfunção sexual que acomete pessoas do sexo feminino. A condição é caracterizada pela presença de espasmos e contrações involuntárias na região da vagina, que causam dor e desconforto durante as relações íntimas.
As sensações dolorosas ainda podem ocorrer ao introduzir objetos na vagina, como absorventes internos e aparelhos de exames.
O vaginismo pode ser classificado em dois tipos: primário, se a dor está presente desde o início da vida sexual, e secundário, quando os desconfortos estão associados a doenças ou episódios como o pós-parto.
Quais as causas do Vaginismo?
As causas do vaginismo são variadas e podem incluir fatores físicos, emocionais e psicológicos. Entre as principais estão:
- Medos e fobias;
- Crenças religiosas rígidas;
- Pressões sociais;
- Ansiedade;
- Estresse intenso;
- Experiências traumáticas;
- Histórico de abuso sexual;
- Secura vaginal.
Quais os sintomas do Vaginismo?
O principal sintoma do vaginismo é a contração involuntária dos músculos próximos à vagina, seguida por dor intensa, que impossibilita a penetração. A pessoa afetada pela condição também pode apresentar:
- Dificuldade para usar absorvente interno ou coletores menstruais;
- Tensão durante a relação sexual;
- Ardência e desconforto vaginal;
- Frustração;
- Ansiedade;
- Baixa autoestima.
Vaginismo tem cura?
Sim, com o tratamento adequado e guiado por uma equipe multidisciplinar, é possível curar o vaginismo.
Qual o tratamento para o Vaginismo?
Para reduzir a tensão da musculatura, o médico especialista pode indicar uso de botox, dilatadores vaginais e gel anestésico. A depender da causa do problema, recomendam-se outros métodos, como reposição hormonal e anticoncepcionais orais. Fisioterapia do assoalho pélvico, técnicas de respiração e terapia cognitiva-comportamental são frequentemente recomendadas.
Se tenho sintomas de Vaginismo, que médico devo procurar?
Geralmente, o vaginismo é tratado pelo médico ginecologista, com o apoio de psicólogos e profissionais especializados na sexualidade feminina. Fisioterapeutas especializados na saúde da pelve também podem colaborar no tratamento.
Como é feito o diagnóstico do Vaginismo?
O diagnóstico do vaginismo se baseia na avaliação clínica, realizada por um especialista, no histórico médico e nos resultados dos exames de imagem, se necessário. Fatores psicológicos também devem ser considerados.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o vaginismo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo