A urticária colinérgica é uma condição de pele caracterizada por pequenas urticárias (erupções cutâneas) que surgem após atividades que aumentam a temperatura corporal, como exercício físico, banho quente, questões emocionais como estresse e ansiedade, e até mesmo o consumo de bebidas e alimentos quentes ou apimentados.
É mais frequente em adultos jovens, embora possa aparecer em qualquer faixa etária e tenda a ficar mais leve dependendo da idade, podendo até mesmo desaparecer.
A urticária colinérgica é causada pela liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e a contração dos músculos lisos, geralmente após o aumento da temperatura corporal.
Os sintomas mais conhecidos de urticária colinérgica podem envolver:
Em casos mais graves pode causar inchaço no corpo (olhos, lábios e garganta), pressão baixa ou falta de ar e angioedema ou anafilaxia, que são reações alérgicas mais sérias.
Caso apresente sintomas de urticária colinérgica, é necessário procurar um médico dermatologista ou um médico alergista, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de urticária colinérgica é feito por meio da observação clínica, bem como a examinação das erupções cutâneas, e considera o histórico do paciente. Exames laboratoriais e de alergia podem ser feitos para descartar outras condições. Em alguns casos, pode ser feito um teste de provocação, que envolve exercício físico ou banho quente para induzir os sintomas.
Apesar de a urticária colinérgica não ter cura, é possível ter qualidade de vida e controle da doença por meio de tratamento, que normalmente pode envolver o uso de medicamentos antialérgicos e corticoides. Outra forma de tratar a urticária colinérgica pode ser por meio de terapia de dessensibilização, que consiste em expor a pessoa ao próprio suor para estimular a adaptação do corpo e aliviar a alergia.
Métodos de evitar a urticária colinérgica podem envolver a redução da exposição a gatilhos como calor e estresse. Evitar atividades que aumentem a temperatura corporal, como exercícios intensos e banhos quentes, também pode ajudar. Vale ressaltar que cada caso é único, portanto a orientação médica é essencial para um tratamento adequado.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a urticária colinérgica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!