Urticária
A urticária é uma irritação na pele que causa coceira intensa e lesões avermelhadas que surgem como vergões salientes. A urticária surge em diferentes pontos do corpo da pessoa, como nas pernas ou nos braços, que costumam ser bem delimitados.
O que é Urticária?
A urticária é uma irritação na pele que causa coceira intensa e lesões avermelhadas que surgem como vergões salientes. Ela surge em diferentes pontos – geralmente bem delimitados – do corpo da pessoa, como nas pernas ou nos braços.
A urticária pode ser comum e aguda, surgindo e desaparecendo após um período de seis semanas, ou crônica, quando não some após seis semanas e pode permanecer no corpo do indivíduo por vários anos.
Quais são as causas da Urticária?
Não se sabe, exatamente, quais são as causas da urticária.No geral, a condição é desencadeada como uma reação alérgica à exposição a alguma substância, e os mastócitos – células do tecido conjuntivo – são responsáveis pela dilatação e permeabilidade dos vasos sanguíneos.
Além disso, causas possíveis da urticária incluem:
- exposição ao sol;
- suor em excesso;
- picadas de inseto;
- contato;
- pressão;
- frio excessivo;
- alergia a determinados alimentos, corantes, conservantes e plantas. Até mesmo certos tipos de medicamentos comuns podem desencadear uma crise de urticária.
Quais são os tipos de Urticária?
Existem alguns tipos de urticária, entre elas a crônica, a emocional, a colinérgica e a idiopática.
Em pessoas que possuem urticária crônica, uma crise pode ser induzida pela exposição ao frio ou ao calor e pelo uso de roupas apertadas.
O emocional de uma pessoa pode causar a urticária emocional, devido ao excesso de estresse ou ansiedade. Em sua fase mais crítica, pode agravar os sintomas.
Por sua vez, a urticária colinérgica surge após o aumento da temperatura corporal, seja por um banho quente, seja por exercícios físicos ou ingestão de alimentos quentes. Seus sintomas podem durar cerca de 90 minutos.
Por fim, a urticária idiopática costuma surgir espontaneamente, sem que se possa identificar, exatamente, o que desencadeou a crise.
Quais são os sintomas da Urticária?
Os sintomas de urticária podem incluir:
- Coceira muito intensa, que chega a atrapalhar o dia a dia da pessoa;
- Lesões avermelhadas e bem delimitadas que aparecem em diferentes pontos da pele e podem ficar significativamente inchadas, podendo provocar sensação de ardor ou queimação;
- Inchaço rápido e localizado, que pode atingir pálpebras, lábios, língua e garganta;
- Falta de ar e dificuldade para engolir (sintomas mais raros e que indicam a necessidade de procurar pronto atendimento médico).
Se tenho sintomas de Urticária, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de urticária, é necessário procurar um dermatologista, profissional capacitado para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico da Urticária?
O diagnóstico da urticária é realizado principalmente com base nos sintomas. O médico pode fazer perguntas sobre a alimentação, medicamentos e alergias do paciente. Exames físicos e laboratoriais também podem ser solicitados para descartar outras condições. Em alguns casos, um teste de alergia é realizado para identificar o agente causador da urticária.
Como é o tratamento da Urticária?
A urticária não tem cura, e geralmente desaparece espontaneamente depois de um determinado período. No geral, podem ser utilizados alguns medicamentos antialérgicos prescritos pelo médico, além de remédios corticoides tópicos ou orais que aliviam os sintomas, como o prurido.
Pode-se iniciar o tratamento da área afetada com água e sabão para eliminar qualquer substância alérgica. Também pode ser recomendada a utilização de compressas frias ou cremes calmantes.
Quando é possível identificar o que desencadeou a crise na pessoa, é recomendado evitar a exposição a essa substância.
Pacientes com urticária crônica e idiopática geralmente passam por tratamentos médicos específicos, sendo utilizados anti-histamínicos em doses que podem ser aumentadas de forma gradual para diminuir a resposta do organismo a reações alérgic
Como prevenir a Urticária?
A prevenção da urticária envolve a identificação e evitação dos gatilhos potenciais. Manter uma alimentação equilibrada e evitar o stress e a exposição a alérgenos comuns, como pólen e alimentos específicos, pode ajudar. Medicamentos antialérgicos também podem ser utilizados sob orientação médica.
Lembre-se, cada pessoa é única e pode reagir de forma diferente. Portanto, um acompanhamento médico é essencial para um diagnóstico e tratamento corretos.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a urticária com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!