A urticária é uma irritação na pele que causa coceira intensa e lesões avermelhadas que surgem como vergões salientes. A urticária surge em diferentes pontos do corpo da pessoa, como nas pernas ou nos braços, que costumam ser bem delimitados.
A urticária é uma irritação na pele que causa coceira intensa e lesões avermelhadas que surgem como vergões salientes. A urticária surge em diferentes pontos do corpo da pessoa, como nas pernas ou nos braços, que costumam ser bem delimitados.
A urticária pode ser comum e aguda, surgindo e desaparecendo após um período de seis semanas, ou ainda uma urticária crônica, quando ela não some após seis semanas e pode permanecer no corpo do indivíduo por vários anos.
Não se sabe, exatamente, quais são as causas da urticária. Diversas pesquisas mostram que a forma aguda pode aparecer por estímulos de origem imunológica ou não, no entanto a ciência mostra que na maioria das crises de urticária acontece por motivos não alérgicos.
Geralmente, pode-se dizer que a urticária é desencadeada como uma reação alérgica à exposição a alguma substância, e os mastócitos – células do tecido conjuntivo – são responsáveis pela dilatação e permeabilidade dos vasos sanguíneos. Pode surgir como o resultado de exposição ao sol, suor, frio, contato, pressão e alergia a determinados tipos de alimentos, corantes, conservantes, mas também pode surgir por outros motivos, como encostar em uma planta que contenha substâncias que causem esta reação à pele ou picada de insetos.
Até mesmo certos tipos de medicamentos comuns podem desencadear uma crise de urticária.
Em pessoas que possuem urticária crônica, uma crise de urticária pode ser induzida pela exposição ao frio ou ao calor e por conta do uso de roupas apertadas.
O emocional de uma pessoa pode causar um tipo de urticária emocional, devido ao excesso de estresse ou ansiedade, que na sua fase mais tensa pode elevar os sintomas. Por outro lado, a urticária colinérgica surge após o aumento da temperatura corporal, seja por um banho quente, exercícios físicos ou ingestão de alimentos quentes, com seus sintomas podendo durar cerca de 90 minutos.
Por fim, há um tipo de urticária, a urticária idiopática, que costuma surgir espontaneamente, sem que se possa identificar, exatamente, o que desencadeou a crise de urticária.
Através do histórico clínico do paciente, os hábitos alimentares, o uso de medicamentos e o aspecto das lesões são dados importantes no caso da urticária. É pedido um exame de sangue e testes cutâneos para identificar a causa e a classificação.
Entre os sintomas de urticária, podemos destacar:
A urticária não tem cura e, geralmente, desaparece espontaneamente depois de um determinado período. No geral, são utilizados alguns medicamentos antialérgicos como loratadina, cetirizina e hidroxizina, além de remédios corticoides tópicos ou orais que aliviam os sintomas, como o prurido.
Pode-se iniciar o tratamento da área afetada com água e sabão para eliminar qualquer substância alérgica. Também é recomendado a utilização de compressas frias ou cremes calmantes.
Em pacientes em que se é possível identificar o que desencadeou a crise, é recomendado evitar a exposição a essa substância para não desencadear novos cenários de urticária.
Pacientes com urticária crônica e idiopática geralmente passam por tratamentos médicos específicos, sendo utilizados anti-histamínicos em doses que podem ser aumentadas de forma gradual para diminuir a resposta do organismo a reações alérgicas.
A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.