A urina é produzida a partir da filtragem do sangue pelo rim, com isso, removendo da circulação sanguínea substâncias que até então circulavam livremente pelo corpo.
Quando o corpo produz uma urina escura, ele pode tanto estar alertando em relação a alguma doença quanto passando uma informação sobre as condições físicas do corpo.
Na maior parte dos casos, a urina escura é um sinal de consumo de água abaixo do ideal, que pode levar o paciente a um estado de desidratação. Para testar se é isso mesmo que está acontecendo, recomenda-se que a pessoa aumente a quantidade de água ingerida em seu dia a dia e continue a observar a urina por pelo menos outros três dias. Caso ela continue apresentando uma tonalidade mais forte, o ideal é consultar um médico para realizar exames e testes.
Se o paciente apresenta urina escura com cheiro forte, bem como outros sintomas, como febre e dor ao urinar, ele pode estar com uma infecção urinária. Já a urina escura associada a dor nas costas pode ser um sinal de pedra nos rins. Se a urina escura forma uma espuma no vaso, pode ser um sinal de problemas renais e de pressão arterial elevada.
É preciso ressaltar que a urina escura ou alaranjada, também, pode ser resultado de uma mudança na dieta, como o consumo de alimentos como beterraba, aspargos e cenoura em grande quantidade. Já a urina em cor azul ou esverdeada é resultado da ingestão de um corante, que pode estar presente em medicamentos e bebidas com cores azuladas ou esverdeadas.
Por fim, a urina escura associada à presença de fezes claras quase sempre é um sinal de problemas no fígado.
Fique atento aos sinais que seu corpo envia e consulte um médico para fazer uma avaliação da sua saúde.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.