Uretrite
Uretrite (ou infecção da uretra) é uma infecção que acomete o canal de passagem da urina da bexiga para fora do corpo humano.
O que é Uretrite?
Uretrite (ou infecção da uretra) é uma infecção que acomete o canal de passagem da urina, da bexiga para fora do corpo humano.
Quais são as causas da Uretrite?
As causas da uretrite são diversas, e estão relacionada principalmente a bactérias. A infecção é geralmente transmitida durante o ato sexual, embora também possa ter relação com o uso de sonda vesical.
Existem dois tipos comuns de uretrite. São eles:
- Uretrite Gonocócica: causada pela bactéria da gonorreia Neisseria gonorrhoeae;
- Uretrite não-gonocócica: uretrite causada pela bactéria da clamídia Chlamydia trachomatis, além de outros microrganismos como o Trichomonas vaginalis, Herpes simplex vírus e o Candida SP.
Uretrite tem cura?
A uretrite tem cura quando tratada de forma correta por um especialista. Geralmente, o tratamento da uretrite é feito à base de remédios, de acordo com o tipo da infecção. É preciso seguir as recomendações médicas para o sucesso do tratamento.
Em casos de mulheres grávidas, o cuidado deve ser redobrado para não comprometer a saúde da mãe ou do bebê
Quais são os sintomas de Uretrite?
Os sintomas de Uretrite mais comuns são a dor ao urinar e o aumento no número de vezes que vai ao banheiro, mesmo com a bexiga vazia. O paciente também pode eliminar excrementos, como pus de diferentes colorações.
Nos homens, os sintomas podem variar, mesmo que nem todos sintam algum sinal da doença. Entre eles, estão:
- Sangue na urina;
- Sangue no sêmen;
- Ardência e dor ao urinar (disúria);
- Secreção no pênis;
- Febre (rara);
- Micção frequente e urgente;
- Coceira, sensibilidade ou inchaço do pênis ou área da virilha;
- Dor na relação sexual ou durante a ejaculação;
- Pequenas bolhas e feridas na região genital;
- Sensação de peso ou desconforto nos testículos.
Nas mulheres, é ainda mais comum não sentir os sintomas (cerca de 75% dos casos). No entanto, é importante ter atenção aos seguintes sintomas:
- Dor abdominal;
- Queimação ao urinar;
- Febre e calafrios;
- Micção frequente e urgente;
- Dor pélvica;
- Secreção vaginal.
Qual é o tratamento para Uretrite?
O tratamento da uretrite vai depender do que causou o problema. Caso houvesse contaminação por bactérias, a melhor forma de tratar seria por antibióticos. Se a uretrite for causada por vírus, o médico poderá receitar antivirais ou fazer uma cauterização através de laser e/ou eletrocauterização. No caso de fungos, o melhor tratamento envolve antifúngicos.
Se tenho sintomas de Uretrite, qual médico devo procurar?
Caso haja sintomas de uretrite, profissionais como o infectologista e o urologista são os mais indicados para descobrir o diagnóstico. Um clínico geral também é capaz de identificar a doença.
Como é feito o diagnóstico da Uretrite?
Para se obter um diagnóstico preciso, o médico poderá fazer um exame físico e, em seguida, lhe fazer uma série de questionamentos a respeito de seu histórico clínico.
Quais exames o especialista pode solicitar para identificar a Uretrite?
Com a suspeita de sintomas relacionados à uretrite, o médico pode solicitar exames de urina para detectar se há presença de infecção por gonorreia, clamídia ou outras DSTs, além de colher uma amostra da secreção da uretra para análise. Exames de sangue não costumam ser pedidos, mas existe a possibilidade de serem feitos para eliminar outras causas que possam ter relação.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: